sicnot

Perfil

Mundo

Poluição restringe circulação de veículos nas ruas de Paris

A capital francesa continua hoje com limitação de entrada de veículos devido à poluição dos últimos dias, estando apenas autorizados a circular na cidade os automóveis de matrícula impar, informaram as autoridades.

© Charles Platiau / Reuters

Desde as 05:30 locais (04:30 em Lisboa), que uma centena de controlos policiais vigiam as entradas na cidade, para garantirem que os automóveis de matrícula par não entram na capital.


Já nas ruas de Paris, 750 agentes da polícia garantem o cumprimento da limitação e podem autuar os infratores com uma multa de 22 euros.


Medidas idênticas de limitação à circulação foram implementadas na capital francesa em 1997 e, mais recentemente, em março do ano passado.


A circulação alternada, que afeta Paris e 22 localidades em seu redor, foi decidida domingo depois de vários dias de tensão entre as autoridades municipais, que queriam aplicar a medida, e o executivo, mais cauteloso.


Excluídos da limitação estão os veículos híbridos ou a gás, bem como aqueles que transportam, pelo menos, três pessoas, o que levou a uma redução do número de engarrafamentos na cidade.


Por outro lado, os transportes públicos são hoje gratuitos, bem como os serviços municipais de aluguer de veículos elétricos e de bicicletas.


Se forem mantidas as restrições, na terça-feira apenas os veículos de matrícula par poderão circular.


Lusa
  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
    1:51
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.