sicnot

Perfil

Mundo

Poluição restringe circulação de veículos nas ruas de Paris

A capital francesa continua hoje com limitação de entrada de veículos devido à poluição dos últimos dias, estando apenas autorizados a circular na cidade os automóveis de matrícula impar, informaram as autoridades.

© Charles Platiau / Reuters

Desde as 05:30 locais (04:30 em Lisboa), que uma centena de controlos policiais vigiam as entradas na cidade, para garantirem que os automóveis de matrícula par não entram na capital.


Já nas ruas de Paris, 750 agentes da polícia garantem o cumprimento da limitação e podem autuar os infratores com uma multa de 22 euros.


Medidas idênticas de limitação à circulação foram implementadas na capital francesa em 1997 e, mais recentemente, em março do ano passado.


A circulação alternada, que afeta Paris e 22 localidades em seu redor, foi decidida domingo depois de vários dias de tensão entre as autoridades municipais, que queriam aplicar a medida, e o executivo, mais cauteloso.


Excluídos da limitação estão os veículos híbridos ou a gás, bem como aqueles que transportam, pelo menos, três pessoas, o que levou a uma redução do número de engarrafamentos na cidade.


Por outro lado, os transportes públicos são hoje gratuitos, bem como os serviços municipais de aluguer de veículos elétricos e de bicicletas.


Se forem mantidas as restrições, na terça-feira apenas os veículos de matrícula par poderão circular.


Lusa
  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Quase 600 pedidos de nulidade de casamentos católicos em três anos
    1:38

    País

    Entre 2015 e 2017, 575 casais portugueses pediram a anulação do casamento católico. O ano passado o número de pedidos duplicou em relação a 2015. Desde esse ano, e por decisão do Papa Francisco, que os pedidos de nulidade do casamento pela Igreja são mais simples, mais baratos e mais rápidos.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31

    País

    Rui Rio diz que a decisão sobre o futuro da liderança da bancada parlamentar do PSD só será tomada depois de falar com Pedro Passos Coelho e com Hugo Soares. Em entrevista à RTP, a primeira depois de vencer as diretas, o Rui Rio lembrou esta terça-feira que Passos Coelho ainda é líder do partido.

  • Deputado dorme no Parlamento britânico
    0:58