sicnot

Perfil

Mundo

Poluição restringe circulação de veículos nas ruas de Paris

A capital francesa continua hoje com limitação de entrada de veículos devido à poluição dos últimos dias, estando apenas autorizados a circular na cidade os automóveis de matrícula impar, informaram as autoridades.

© Charles Platiau / Reuters

Desde as 05:30 locais (04:30 em Lisboa), que uma centena de controlos policiais vigiam as entradas na cidade, para garantirem que os automóveis de matrícula par não entram na capital.


Já nas ruas de Paris, 750 agentes da polícia garantem o cumprimento da limitação e podem autuar os infratores com uma multa de 22 euros.


Medidas idênticas de limitação à circulação foram implementadas na capital francesa em 1997 e, mais recentemente, em março do ano passado.


A circulação alternada, que afeta Paris e 22 localidades em seu redor, foi decidida domingo depois de vários dias de tensão entre as autoridades municipais, que queriam aplicar a medida, e o executivo, mais cauteloso.


Excluídos da limitação estão os veículos híbridos ou a gás, bem como aqueles que transportam, pelo menos, três pessoas, o que levou a uma redução do número de engarrafamentos na cidade.


Por outro lado, os transportes públicos são hoje gratuitos, bem como os serviços municipais de aluguer de veículos elétricos e de bicicletas.


Se forem mantidas as restrições, na terça-feira apenas os veículos de matrícula par poderão circular.


Lusa
  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.