sicnot

Perfil

Mundo

Conferência internacional conclui que são urgentes medidas para evitar extinção de animais selvagens

Os participantes numa conferência internacional no Botsuana sobre o tráfico de animais selvagens defenderam hoje que é necessário tomar medidas a curto prazo para evitar a extinção de espécies emblemáticas como o elefante ou o tigre.

O incidente ocorreu em Wiyumiririe, uma aldeia da região de Laikipia, no centro do país, por onde passaram os elefantes que tinham saído da reserva de Olpejeta. (Arquivo)

O incidente ocorreu em Wiyumiririe, uma aldeia da região de Laikipia, no centro do país, por onde passaram os elefantes que tinham saído da reserva de Olpejeta. (Arquivo)

© Philimon Bulawayo / Reuters

Os 30 Estados e organizações não-governamentais (ONG) presentes na conferência, realizada em Kasane, no norte do Botsuana, emitiram hoje esta mensagem, depois de concluírem que o mundo começa a tomar consciência dos danos causados pelo tráfico ilegal de animais selvagens, mas que isso não é suficiente.

"O nível do tráfico continua a ser muito preocupante para muitas espécies selvagens", salientou Steven Broad, o diretor da TRAFFIC, o organismo encarregado de perseguir esta atividade criminosa.

Pela Declaração de Kasane, que se segue à de Londres, de fevereiro de 2014, os Estados signatários comprometem-se novamente a aplicar uma série de medidas.

As reações das ONG foram contrastantes: enquanto algumas saúdam os progressos já feitos, o IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) sublinha que cerca de 15 dos 41 Estados subscritores da declaração de Londres não mantiveram as suas promessas.

"É assustador que países como o Chade, os Camarões e a República Democrática do Congo (RDC), cujas populações de elefantes estão extremamente ameaçadas pela caça furtiva, não tenham mostrado qualquer progresso para desacelerar o massacre", declarou Jason Bell, diretor do programa "Elefantes", do IFAW.

Lusa
  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.