sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos sete mortos e mais de 30 feridos numa explosão de um carro no Afeganistão

A explosão de um carro armadilhado, esta quarta-feira, no centro da capital do Afeganistão fez, pelo menos, sete mortos e mais de 30 feridos. O ministério do Interior adiantou que entre as vítimas estão mulheres e crianças. 

HEDAYATULLAH AMID

O condutor suicida fez explodir o carro ao passar por uma esquadra de polícia da zona do palácio presidencial e onde ficam também vários ministérios, nomeadamente das Finanças e da Defesa. 

O porta-voz do Governo afegão disse ainda que, apesar do ataque não ter sido reivindicado, tem todo o tipo de características dos atentados dos talibã. A polícia vai investigar, isolou a área e os cerca de 10 veículos atingidos por estilhaços da explosão. 

O comando policial revelou, entretanto, que nenhum elemento das forças de segurança morreu ou ficou ferido no ataque.
  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.