sicnot

Perfil

Mundo

Princesa tailandesa dá nome a ilha e atóis depois de férias

A princesa tailandesa Sirivannavari Nariratana, filha do príncipe herdeiro, deu o seu nome a uma ilha e vários atóis no mar de Andaman, depois de visitar as suas praias de águas cristalinas, revelou este sábado a imprensa local.

Sirivannavari Nariratana (na imagem), filha do príncipe Maha Vajralongkorn e da sua primeira mulher, de quem se divorciou em 1993, é conhecida pela sua paixão pelo desenho e pela moda e desportos como badminton e equitação, especialidades onde representou a Tailândia nos Jogos da Ásia. (Arquivo)

Sirivannavari Nariratana (na imagem), filha do príncipe Maha Vajralongkorn e da sua primeira mulher, de quem se divorciou em 1993, é conhecida pela sua paixão pelo desenho e pela moda e desportos como badminton e equitação, especialidades onde representou a Tailândia nos Jogos da Ásia. (Arquivo)

© Alexander Natruskin / Reuters

A ilha de Tachai, parte do arquipélago de Similan, passará a chamar-se Sirivannavari, enquanto vários atóis próximos receberam o nome Nariratana 1, Nariratana 2 e Nariratana 3, revelou o diário Bangkok Post.

A princesa tomou a decisão depois de passar umas férias na ilha há cerca de uma semana, explicou Jeerasak Chookwamdee, diretor geral da administração de conservação da região.

Situada na província de Phangnga, o nome original da ilha provém de um residente local chamado Tachai que a terá descoberto.

Sirivannavari Nariratana, filha do príncipe Maha Vajralongkorn e da sua primeira mulher, de quem se divorciou em 1993, é conhecida pela sua paixão pelo desenho e pela moda e desportos como badminton e equitação, especialidades onde representou a Tailândia nos Jogos da Ásia.

A Tailândia é conhcida também pelas suas águas quentes e límpidas e por praias de areia branca.
Lusa
  • O tempo para hoje
    0:42

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul, em especial no interior. Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de nordeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas. Formação de geada, em especial nas regiões do interior. Pequena descida da temperatura mínima. Pequena subida da temperatura máxima na região Sul.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..