sicnot

Perfil

Mundo

Ataque aéreo mata 45 pessoas em campo de refugiados no Iémen

Um ataque aéreo matou esta segunda feira 45 pessoas e feriu 65 no campo de refugiados de Al-Mazrak, na província de Hajja, no noroeste do Iémen, indicou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

© Stringer . / Reuters

O porta-voz da OIM, Joel Millman, disse à agência de notícias francesa, AFP, que 75 funcionários da organização estão a prestar assistência às vítimas.

Segundo os trabalhadores de organizações humanitárias do campo, o bombardeamento dos caças árabes, que pretendem atingir rebeldes em todo o país, fez dezenas de mortos e, pouco antes, os Médicos Sem Fronteiras (MSF) tinham dado conta de 15 mortos e 30 feridos transportados para um hospital onde a organização opera, perto do campo de Al-Mazrak.

"Foi um ataque aéreo", disse o coordenador do programa dos MSF no Médio Oriente, Pablo Marco.

O campo de Al-Mazrak acolhe, desde 2009, iemenitas deslocados devido ao conflito no país entre os rebeldes Huthi, do norte, e o Governo central.

De acordo com Pablo Marco, 500 novas famílias chegaram ao campo nos últimos dois dias.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita tem estado a bombardear posições rebeldes no Iémen desde a madrugada de quinta-feira e já declarou que prosseguirá os ataques até os rebeldes, apoiados pelo Irão, desistirem da sua insurreição contra o Presidente iemenita, Abedrabbo Mansur Hadi, que se refugiou em Riade.

Os Huthis também são apoiados por unidades do exército iemenita leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, que abandonou o poder em 2012, após um ano de sangrentos protestos no país profundamente tribal, onde a Al-Qaida está ativa.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.