sicnot

Perfil

Mundo

Ataque aéreo mata 45 pessoas em campo de refugiados no Iémen

Um ataque aéreo matou esta segunda feira 45 pessoas e feriu 65 no campo de refugiados de Al-Mazrak, na província de Hajja, no noroeste do Iémen, indicou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

© Stringer . / Reuters

O porta-voz da OIM, Joel Millman, disse à agência de notícias francesa, AFP, que 75 funcionários da organização estão a prestar assistência às vítimas.

Segundo os trabalhadores de organizações humanitárias do campo, o bombardeamento dos caças árabes, que pretendem atingir rebeldes em todo o país, fez dezenas de mortos e, pouco antes, os Médicos Sem Fronteiras (MSF) tinham dado conta de 15 mortos e 30 feridos transportados para um hospital onde a organização opera, perto do campo de Al-Mazrak.

"Foi um ataque aéreo", disse o coordenador do programa dos MSF no Médio Oriente, Pablo Marco.

O campo de Al-Mazrak acolhe, desde 2009, iemenitas deslocados devido ao conflito no país entre os rebeldes Huthi, do norte, e o Governo central.

De acordo com Pablo Marco, 500 novas famílias chegaram ao campo nos últimos dois dias.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita tem estado a bombardear posições rebeldes no Iémen desde a madrugada de quinta-feira e já declarou que prosseguirá os ataques até os rebeldes, apoiados pelo Irão, desistirem da sua insurreição contra o Presidente iemenita, Abedrabbo Mansur Hadi, que se refugiou em Riade.

Os Huthis também são apoiados por unidades do exército iemenita leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, que abandonou o poder em 2012, após um ano de sangrentos protestos no país profundamente tribal, onde a Al-Qaida está ativa.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.