sicnot

Perfil

Mundo

Obama e Raul Castro juntos na Cimeira das Américas

Os presidentes dos Estados Unidos e de Cuba vão reunir-se durante a Cimeira das Américas, na próxima semana, no Panamá, indicou a diplomacia norte-americana, no âmbito da aproximação histórica entre os dois países.

© Enrique de la Osa / Reuters

O Departamento de Estado indicou ser pouco provável que Washington e La Havana possam reabrir as respetivas embaixadas até à realização desta reunião internacional, a 10 e 11 de abril, como foi anunciado. 

"O presidente Barack Obama sabia, ao decidir participar na Cimeira, que Cuba tinha sido convidada e que haveria uma interação. Os dirigentes estarão juntos a maior parte do tempo. Haverá portanto um intercâmbio com Raul Castro", declarou a secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson. 

"Além do encontro bilateral com o presidente (do Panamá Juan Carlos) Varela, nenhuma outra reunião está programada, portanto não sei exatamente que tipo de interação acontecerá", acrescentou a diplomata, sem pormenores. 

Esta Cimeira das Américas, onde estarão presentes os presidentes Obama e Castro, entre 34 dirigentes, assume um destaque particular por acontecer depois do anúncio histórico, a 17 de dezembro passado, da restauração das relações diplomáticas entre Washington e La Havana, após meio século de tensões herdadas da Guerra-Fria. 

Os dois países já realizaram, em janeiro, fevereiro e março, ciclos de negociações oficiais para o restabelecimento das relações diplomáticas e a reabertura das embaixadas. 

Washington tinha como objetivo reabrir a chancelaria em La Havana antes da Cimeira das Américas. Cuba faria o mesmo com a embaixada na capital federal norte-americana. 

Mas "a Cimeira começa dentro de seis dias (...) o que não dá muito tempo", disse Marie Harf, uma das porta-vozes do Departamento de Estado, . 

Os dois governos mantêm contactos, desde 1977, através de secções de interesses que funcionam como chancelarias. 







Lusa
  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.