sicnot

Perfil

Mundo

Busto de Edward Snowden retirado de um parque de Nova Iorque pelas autoridades

 Um grupo de artistas instalou hoje um busto de Edward Snowden num parque de Brooklyn, em Nova Iorque, à revelia das autoridades que ordenaram a sua remoção imediata. 

© Brendan McDermid / Reuters

O busto foi inicialmente coberto por um plástico azul, para o esconder do público. A inscrição "Snowden" inserida na coluna onde tinha sido instalado o busto, no parque de Fort Green, também foi coberta. 

Alguns turistas e nova-iorquinos fotografaram o busto em gesso, com cerca de 40 quilos, antes de ser retirado pelos empregados do parque. 

Tinha sido instalado antes do nascer do dia numa coluna do "Prison Ship Martyrs' Monument", um memorial em honra de 11.500 prisioneiros de guerra norte-americanos mortos em cativeiro em barcos ingleses durante a guerra da independência (1775-1783). 

Os artistas anónimos explicaram no site Mashable que o local foi escolhido para posicionar Snowden "na continuação da história que começou no início deste país" (...) "construída pelos ideais de viver em liberdade, não estar detido nem ser vigiado pelo vosso governo". 

Edward Snowden, um informático norte-americano de 31 anos, antigo consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana), e que em 2013 revelou os pormenores sobre diversos programas norte-americanos de vigilância em massa, foi acusado de espionagem e vive atualmente exilado na Rússia. 

Lusa
  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC