sicnot

Perfil

Mundo

Busto de Edward Snowden retirado de um parque de Nova Iorque pelas autoridades

 Um grupo de artistas instalou hoje um busto de Edward Snowden num parque de Brooklyn, em Nova Iorque, à revelia das autoridades que ordenaram a sua remoção imediata. 

© Brendan McDermid / Reuters

O busto foi inicialmente coberto por um plástico azul, para o esconder do público. A inscrição "Snowden" inserida na coluna onde tinha sido instalado o busto, no parque de Fort Green, também foi coberta. 

Alguns turistas e nova-iorquinos fotografaram o busto em gesso, com cerca de 40 quilos, antes de ser retirado pelos empregados do parque. 

Tinha sido instalado antes do nascer do dia numa coluna do "Prison Ship Martyrs' Monument", um memorial em honra de 11.500 prisioneiros de guerra norte-americanos mortos em cativeiro em barcos ingleses durante a guerra da independência (1775-1783). 

Os artistas anónimos explicaram no site Mashable que o local foi escolhido para posicionar Snowden "na continuação da história que começou no início deste país" (...) "construída pelos ideais de viver em liberdade, não estar detido nem ser vigiado pelo vosso governo". 

Edward Snowden, um informático norte-americano de 31 anos, antigo consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana), e que em 2013 revelou os pormenores sobre diversos programas norte-americanos de vigilância em massa, foi acusado de espionagem e vive atualmente exilado na Rússia. 

Lusa
  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28