sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte restringe tráfego marítimo e aéreo para eventual teste de mísseis

A Coreia do Norte declarou uma zona de exclusão para o tráfego marítimo e aéreo na sua costa oriental, um gesto que poderá antecipar a realização de novos testes de mísseis, informaram hoje as Forças Armadas da Coreia do Sul.

© Damir Sagolj / Reuters

A restrição entrou em vigor a 01 de abril em vários pontos do mar do Japão, indicou um oficial do Estado-maior Conjunto sul-coreano à cadeia televisiva estatal KBS.

As Forças Armadas da Coreia do Sul vigiam atentamente os movimentos do exército norte-coreano, disse a mesma fonte, já que poderão ocorrer novos lançamentos de mísseis de curto ou médio alcance para o mar.

A Coreia do Norte não notificou Seul nem a Organização Marítima Internacional relativamente à referida zona de exclusão, garantiu um porta-voz do Ministério da Defesa à agência Efe.

O regime de Kim Jong-un realizou, na passada sexta-feira, um ensaio de mísseis de curto alcance. Contudo, neste caso, os projéteis caíram no Mar Amarelo, que banha a costa ocidental do país.

Acredita-se que Pyongyang possa vir a realizar novos lançamentos de mísseis no mar do Japão como resposta à visita à Coreia do Sul do secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, que é esperado na quinta-feira em Seul.

Também se especula que os ensaios de mísseis podem ser um prelúdio do 103.º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, avô do atual líder e fundador do país, dado tratar-se de uma efeméride muito importante na Coreia do Norte.


Lusa
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC