sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte restringe tráfego marítimo e aéreo para eventual teste de mísseis

A Coreia do Norte declarou uma zona de exclusão para o tráfego marítimo e aéreo na sua costa oriental, um gesto que poderá antecipar a realização de novos testes de mísseis, informaram hoje as Forças Armadas da Coreia do Sul.

© Damir Sagolj / Reuters

A restrição entrou em vigor a 01 de abril em vários pontos do mar do Japão, indicou um oficial do Estado-maior Conjunto sul-coreano à cadeia televisiva estatal KBS.

As Forças Armadas da Coreia do Sul vigiam atentamente os movimentos do exército norte-coreano, disse a mesma fonte, já que poderão ocorrer novos lançamentos de mísseis de curto ou médio alcance para o mar.

A Coreia do Norte não notificou Seul nem a Organização Marítima Internacional relativamente à referida zona de exclusão, garantiu um porta-voz do Ministério da Defesa à agência Efe.

O regime de Kim Jong-un realizou, na passada sexta-feira, um ensaio de mísseis de curto alcance. Contudo, neste caso, os projéteis caíram no Mar Amarelo, que banha a costa ocidental do país.

Acredita-se que Pyongyang possa vir a realizar novos lançamentos de mísseis no mar do Japão como resposta à visita à Coreia do Sul do secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, que é esperado na quinta-feira em Seul.

Também se especula que os ensaios de mísseis podem ser um prelúdio do 103.º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, avô do atual líder e fundador do país, dado tratar-se de uma efeméride muito importante na Coreia do Norte.


Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.