sicnot

Perfil

Mundo

Paraquedistas russos fazem aterragem inédita num icebergue

Um grupo de paraquedistas russos aterrou hoje, pela primeira vez na história, num icebergue que está à deriva no Oceano Glacial Ártico, próximo do Pólo Norte, informou o Ministério da Defesa russo.

Foto de Arquivo

Foto de Arquivo

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

"Os militares aterraram sobre a superfície, numa situação meteorológica adversa e sem visibilidade do horizonte", precisou o Ministério, num comunicado citado pela agência russa Interfax, acrescentando que a manobra foi feita sob temperaturas muito baixas.

Os elementos das forças russas transportaram, respetivamente, uma espécie de contentores com uma carga com um peso entre os 30 e os 50 quilos.

"Os contentores têm todos os meios e equipamentos para garantir a sobrevivência dos paraquedistas em temperaturas baixas", precisou a mesma fonte.

Depois da aterragem, os militares começaram a montar um acampamento, a preparar as comunicações e a recolher todo o material que foi transportado por via aérea.



Lusa
  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06