sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia aumenta em 2,5 milhões de euros ajuda de emergência à Síria

A União Europeia (UE) decidiu alargar a ajuda de emergência às operações no terreno na Síria da agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA), com o envio de 2,5 milhões de euros, informou hoje o executivo comunitário. 

© Francois Lenoir / Reuters

Bruxelas destacou que a situação dos 18 mil refugiados palestinianos e sírios no campo de Yarmuk, perto de Damasco, se deteriorou gravemente na sequência da violência registada nos últimos dias. 

"O sofrimento de civis em Yarmuk está a alcançar níveis intoleráveis. Uma vez mais, é preciso pedir a todas as partes para que permitam o acesso da ajuda humanitária aos refugiados palestinianos e facilitem a sua proteção e a dos civis sírios afetados", segundo o comunicado do comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides. 

Como parte do fundo da UE para a Síria, os recursos esperam dar apoio às necessidades das pessoas e famílias mais vulneráveis no país, especialmente nas zonas mais afetadas recentemente pela violência como Yarmuk, Idlib, Dara'a e Alepo, acrescenta.

Até agora, a UE mobilizou 3.350 milhões de euros para ajudar a Síria e já criou um fundo fiduciário para melhorar a assistência no país árabe e nas nações vizinhas afetadas pelo conflito. 

Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.