sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia aumenta em 2,5 milhões de euros ajuda de emergência à Síria

A União Europeia (UE) decidiu alargar a ajuda de emergência às operações no terreno na Síria da agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA), com o envio de 2,5 milhões de euros, informou hoje o executivo comunitário. 

© Francois Lenoir / Reuters

Bruxelas destacou que a situação dos 18 mil refugiados palestinianos e sírios no campo de Yarmuk, perto de Damasco, se deteriorou gravemente na sequência da violência registada nos últimos dias. 

"O sofrimento de civis em Yarmuk está a alcançar níveis intoleráveis. Uma vez mais, é preciso pedir a todas as partes para que permitam o acesso da ajuda humanitária aos refugiados palestinianos e facilitem a sua proteção e a dos civis sírios afetados", segundo o comunicado do comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides. 

Como parte do fundo da UE para a Síria, os recursos esperam dar apoio às necessidades das pessoas e famílias mais vulneráveis no país, especialmente nas zonas mais afetadas recentemente pela violência como Yarmuk, Idlib, Dara'a e Alepo, acrescenta.

Até agora, a UE mobilizou 3.350 milhões de euros para ajudar a Síria e já criou um fundo fiduciário para melhorar a assistência no país árabe e nas nações vizinhas afetadas pelo conflito. 

Lusa
  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08