sicnot

Perfil

Mundo

Genocídio no Ruanda foi há 21 anos

Genocídio no Ruanda foi há 21 anos

Durante a cerimónia, que assinalou os 21 anos do genocídio no Ruanda, o Presidente do país disse que não se pode esquecer que morreram centenas de milhares de pessoas e que todas elas eram importantes.

O Ruanda assinalou ontem os vinte e um anos do genocídio em que morreram milhões de pessoas.

Entre sete de abril e julho de 1994, extremistas da maioria Hutu assassinaram milhões de habitantes de etnia Tutsi e Hutus moderados.

O aniversário do genocídio foi lembrado com uma cerimónia no local onde estão enterradas milhares vítimas.

O presidente do Ruanda e a mulher depositaram uma coroa de flores e acenderam uma chama numa vela gigante, em homenagem aos que morreram no massacre.

A cerimónia, na capital do Ruanda, reuniu centenas de pessoas, uma vez que praticamente toda a população do país perdeu familiares neste genocídio.

A morte de milhões de pessoas vai ser recordada através de várias cerimónias que só terminam a 4 de julho. 
  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.