sicnot

Perfil

Mundo

Genocídio no Ruanda foi há 21 anos

Genocídio no Ruanda foi há 21 anos

Durante a cerimónia, que assinalou os 21 anos do genocídio no Ruanda, o Presidente do país disse que não se pode esquecer que morreram centenas de milhares de pessoas e que todas elas eram importantes.

O Ruanda assinalou ontem os vinte e um anos do genocídio em que morreram milhões de pessoas.

Entre sete de abril e julho de 1994, extremistas da maioria Hutu assassinaram milhões de habitantes de etnia Tutsi e Hutus moderados.

O aniversário do genocídio foi lembrado com uma cerimónia no local onde estão enterradas milhares vítimas.

O presidente do Ruanda e a mulher depositaram uma coroa de flores e acenderam uma chama numa vela gigante, em homenagem aos que morreram no massacre.

A cerimónia, na capital do Ruanda, reuniu centenas de pessoas, uma vez que praticamente toda a população do país perdeu familiares neste genocídio.

A morte de milhões de pessoas vai ser recordada através de várias cerimónias que só terminam a 4 de julho. 
  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC