sicnot

Perfil

Mundo

Dilma Rousseff anuncia parceria com Facebook para levar Internet a desfavorecidos

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou, esta sexta-feira, na capital do Panamá, uma parceria com o Facebook que tem como objetivo possibilitar o acesso gratuito à Internet por parte das classes mais desfavorecidas.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dado Ruvic / Reuters

"Esta parceria a que estamos a dar forma -- que consiste em garantir o acesso a diversos serviços através da Internet -- é muito importante", declarou a chefe de Estado brasileira, após um encontro com o fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, à margem da VII Cimeira das Américas.

"O Facebook já tem uma parceria em Heliópolis [São Paulo] e este é um exemplo do modelo que pretendemos adotar. Nós, a partir de agora, vamos fazer isso em conjunto, para que, quando chegar em junho, possamos desenhar um projeto comum cujo objetivo seja a inclusão digital. Mas não é inclusão digital pela inclusão digital, é inclusão digital que possa garantir acesso à educação, à saúde, à cultura à tecnologia", disse Rousseff, citada pela imprensa brasileira.

Junho figura como o mês apontado para o lançamento formal da iniciativa, altura em que Zuckerberg tem prevista uma visita ao Brasil.

A cooperação surge no quadro do projeto do Facebook 'Internet.org', uma aplicação informática que disponibiliza a internet a preços muito acessíveis aos dois terços de habitantes em todo o mundo que ainda não se encontram 'online'.

Além de se terem reunido em privado, Rousseff e Zuckerberg marcaram presença também no encerramento de um fórum empresarial à margem da cimeira.


Lusa
  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.