sicnot

Perfil

Mundo

Obama e Maduro trocaram breves palavras à margem da Cimeira das Américas

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, trocou "breves palavras", este sábado, com o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, à margem da Cimeira das Américas, no Panamá, afirmou uma porta-voz da Casa Branca.

© Jonathan Ernst / Reuters

Obama defendeu um diálogo pacífico entre o Governo e a oposição venezuelana e reiterou que os Estados não têm interesse em "ameaçar" a Venezuela mas antes "apoiar a democracia, a estabilidade e a prosperidade" naquele país e na região", disse aos jornalistas Katherine Vargas, porta-voz da Casa Branca.

A conversa, de cariz informal, durou aproximadamente dez minutos, após um encontro "casual" no centro de convenções que foi palco da cimeira.

Durante a sua intervenção na VII Cimeira das Américas, Nicolás Maduro manifestou o interesse em reunir-se com Obama e propôs redirecionar as relações bilaterais a partir de um diálogo baseado no mútuo respeito, mas condicionado a quatro pontos, incluindo um contemplando a revogação do decreto em que os Estados Unidos consideram a Venezuela uma "ameaça". 

Este encontro foi o primeiro entre os dois líderes desde que Maduro chegou ao poder, sucedendo a Hugo Chavez, em abril de 2013.



Lusa
  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.