sicnot

Perfil

Mundo

Obama e Maduro trocaram breves palavras à margem da Cimeira das Américas

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, trocou "breves palavras", este sábado, com o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, à margem da Cimeira das Américas, no Panamá, afirmou uma porta-voz da Casa Branca.

© Jonathan Ernst / Reuters

Obama defendeu um diálogo pacífico entre o Governo e a oposição venezuelana e reiterou que os Estados não têm interesse em "ameaçar" a Venezuela mas antes "apoiar a democracia, a estabilidade e a prosperidade" naquele país e na região", disse aos jornalistas Katherine Vargas, porta-voz da Casa Branca.

A conversa, de cariz informal, durou aproximadamente dez minutos, após um encontro "casual" no centro de convenções que foi palco da cimeira.

Durante a sua intervenção na VII Cimeira das Américas, Nicolás Maduro manifestou o interesse em reunir-se com Obama e propôs redirecionar as relações bilaterais a partir de um diálogo baseado no mútuo respeito, mas condicionado a quatro pontos, incluindo um contemplando a revogação do decreto em que os Estados Unidos consideram a Venezuela uma "ameaça". 

Este encontro foi o primeiro entre os dois líderes desde que Maduro chegou ao poder, sucedendo a Hugo Chavez, em abril de 2013.



Lusa
  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.