sicnot

Perfil

Mundo

Obama e Maduro trocaram breves palavras à margem da Cimeira das Américas

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, trocou "breves palavras", este sábado, com o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, à margem da Cimeira das Américas, no Panamá, afirmou uma porta-voz da Casa Branca.

© Jonathan Ernst / Reuters

Obama defendeu um diálogo pacífico entre o Governo e a oposição venezuelana e reiterou que os Estados não têm interesse em "ameaçar" a Venezuela mas antes "apoiar a democracia, a estabilidade e a prosperidade" naquele país e na região", disse aos jornalistas Katherine Vargas, porta-voz da Casa Branca.

A conversa, de cariz informal, durou aproximadamente dez minutos, após um encontro "casual" no centro de convenções que foi palco da cimeira.

Durante a sua intervenção na VII Cimeira das Américas, Nicolás Maduro manifestou o interesse em reunir-se com Obama e propôs redirecionar as relações bilaterais a partir de um diálogo baseado no mútuo respeito, mas condicionado a quatro pontos, incluindo um contemplando a revogação do decreto em que os Estados Unidos consideram a Venezuela uma "ameaça". 

Este encontro foi o primeiro entre os dois líderes desde que Maduro chegou ao poder, sucedendo a Hugo Chavez, em abril de 2013.



Lusa
  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

    Mundo

    Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado, quinta-feira à noite, perto de Meca, na Arábia Saudita, a um mês da peregrinação muçulmana anual do hajj, anunciou a coligação árabe que intervém no Iémen.