sicnot

Perfil

Mundo

Papa nomeou cardeal-patriarca de Lisboa para Congregação do Clero

O Papa Francisco nomeou hoje o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para a Congregação do Clero e como membro do Conselho para as Comunicações Sociais, segundo o boletim de imprensa do Vaticano.

O Papa, que hoje revelou a distribuição de responsabilidades aos cardeais empossados a 14 de fevereiro, nomeou ainda o cardeal cabo-verdiano e bispo de Santiago, Arlindo Gomes Furtado, como membro do conselho "Cor Unum", organismo do Vaticano responsável por fazer chegar a ajuda da Igreja Católica a situações de emergência no estrangeiro.

As congregações e os conselhos, que constituem a Cúria Romana, são o equivalente a ministérios e secretarias de Estado, tendo por isso participação direta no governo da Igreja Católica.

A Congregação para o Clero supervisiona a nível mundial tudo o que diz respeito ao clero e às paróquias, promovendo uma distribuição mais adequada dos sacerdotes.

Cuida também da formação religiosa dos fiéis e tem competências em matéria de conservação e administração dos bens eclesiásticos, podendo também aprovar taxas e licenças para negócios jurídicos previstos pela igreja.

Manuel Clemente, de 66 anos, foi nomeado Patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de maio de 2013, após a resignação do cardeal José Policarpo, entretanto falecido em março de 2014. 

Foi eleito como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e reeleito em abril de 2014 por três anos.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.