sicnot

Perfil

Mundo

Papa nomeou cardeal-patriarca de Lisboa para Congregação do Clero

O Papa Francisco nomeou hoje o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para a Congregação do Clero e como membro do Conselho para as Comunicações Sociais, segundo o boletim de imprensa do Vaticano.

O Papa, que hoje revelou a distribuição de responsabilidades aos cardeais empossados a 14 de fevereiro, nomeou ainda o cardeal cabo-verdiano e bispo de Santiago, Arlindo Gomes Furtado, como membro do conselho "Cor Unum", organismo do Vaticano responsável por fazer chegar a ajuda da Igreja Católica a situações de emergência no estrangeiro.

As congregações e os conselhos, que constituem a Cúria Romana, são o equivalente a ministérios e secretarias de Estado, tendo por isso participação direta no governo da Igreja Católica.

A Congregação para o Clero supervisiona a nível mundial tudo o que diz respeito ao clero e às paróquias, promovendo uma distribuição mais adequada dos sacerdotes.

Cuida também da formação religiosa dos fiéis e tem competências em matéria de conservação e administração dos bens eclesiásticos, podendo também aprovar taxas e licenças para negócios jurídicos previstos pela igreja.

Manuel Clemente, de 66 anos, foi nomeado Patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de maio de 2013, após a resignação do cardeal José Policarpo, entretanto falecido em março de 2014. 

Foi eleito como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e reeleito em abril de 2014 por três anos.

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.