sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama e Yanis Varoufakis vão reunir-se quinta-feira

O ministro das finanças grego vai reunir-se com o Presidente norte-americano, o chefe do Banco Central Europeu (BCE) e dirigentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), durante uma deslocação aos EUA esta semana, informou hoje o Ministério. 

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A visita de dois dias vai realizar-se quando o Governo grego está envolvido em negociações tensas com os seus credores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a propósito das reformas que lhe são exigidas para a concessão de um financiamento de 7,2 mil milhões de euros, no quadro do programa de assistência internacional. 

Barack Obama e Yanis Varoufakis vão reunir-se na quinta-feira à tarde, como parte das comemorações na Casa Branca da luta pela independência da Grécia, no século XIX. 

O ministro grego também se pode cruzar com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble. 

Os dois homens, que têm um desacordo fundamental sobre a forma de reanimar a abalada economia grega, foram convidados para falar separadamente sobre a Europa, na manhã de quinta-feira, no centro de reflexão Brookings Institution. 

Na sexta-feira, o primeiro dia dos Encontros da Primavera do Banco Mundial e FMI, Varoufakis vai reunir com o presidente do BCE, Mario Draghi, e com os seus homólogos italiano, Pier Carlo Padoan, e norte-americano, Jacob Lew.

Também está prevista a presença nos encontros do FMI e do Banco Mundial de outros envolvidos nas negociações com a Grécia, designadamente a diretora-geral daquele Fundo, Christine Lagarde, e o comissário europeu das Finanças, Pierre Moscovici.








Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.