sicnot

Perfil

Mundo

Enviado segundo robô para interior do reator 1 da central japonesa de Fukushima

A operadora da central nuclear de Fukushima informou hoje que enviou um segundo robô controlado remotamente para explorar o interior do reator 1, depois de o primeiro destes dispositivos ter desaparecido na semana passada. 

Reuters/ Arquivo

A Tokyo Electric Power (TEPCO) enviou um novo robô equipado com câmaras, um dosímetro e um termómetro para percorrer metade da superfície do tanque de contenção da unidade 1 e recolher dados sobre a temperatura e radiação, além de captar imagens da estrutura, explicou a empresa em comunicado.

Na passada sexta-feira a TEPCO enviou um robô para o reator, que permitiu ver, pela primeira vez, o interior daquela unidade, desde que o terramoto e tsunami de março de 2011 atingiram a central nuclear.

No entanto, o primeiro robô enviado desapareceu dentro da estrutura algumas horas após o início da pesquisa.

Desde o acidente nuclear, os elevados níveis de radiação nos edifícios dos reatores 1,2 e 3 impediram os técnicos de acederem ao seu interior e verificar o estado em que se encontra o combustível fundido dentro das unidades.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.