sicnot

Perfil

Mundo

Enviado segundo robô para interior do reator 1 da central japonesa de Fukushima

A operadora da central nuclear de Fukushima informou hoje que enviou um segundo robô controlado remotamente para explorar o interior do reator 1, depois de o primeiro destes dispositivos ter desaparecido na semana passada. 

Reuters/ Arquivo

A Tokyo Electric Power (TEPCO) enviou um novo robô equipado com câmaras, um dosímetro e um termómetro para percorrer metade da superfície do tanque de contenção da unidade 1 e recolher dados sobre a temperatura e radiação, além de captar imagens da estrutura, explicou a empresa em comunicado.

Na passada sexta-feira a TEPCO enviou um robô para o reator, que permitiu ver, pela primeira vez, o interior daquela unidade, desde que o terramoto e tsunami de março de 2011 atingiram a central nuclear.

No entanto, o primeiro robô enviado desapareceu dentro da estrutura algumas horas após o início da pesquisa.

Desde o acidente nuclear, os elevados níveis de radiação nos edifícios dos reatores 1,2 e 3 impediram os técnicos de acederem ao seu interior e verificar o estado em que se encontra o combustível fundido dentro das unidades.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC