sicnot

Perfil

Mundo

Enviado segundo robô para interior do reator 1 da central japonesa de Fukushima

A operadora da central nuclear de Fukushima informou hoje que enviou um segundo robô controlado remotamente para explorar o interior do reator 1, depois de o primeiro destes dispositivos ter desaparecido na semana passada. 

Reuters/ Arquivo

A Tokyo Electric Power (TEPCO) enviou um novo robô equipado com câmaras, um dosímetro e um termómetro para percorrer metade da superfície do tanque de contenção da unidade 1 e recolher dados sobre a temperatura e radiação, além de captar imagens da estrutura, explicou a empresa em comunicado.

Na passada sexta-feira a TEPCO enviou um robô para o reator, que permitiu ver, pela primeira vez, o interior daquela unidade, desde que o terramoto e tsunami de março de 2011 atingiram a central nuclear.

No entanto, o primeiro robô enviado desapareceu dentro da estrutura algumas horas após o início da pesquisa.

Desde o acidente nuclear, os elevados níveis de radiação nos edifícios dos reatores 1,2 e 3 impediram os técnicos de acederem ao seu interior e verificar o estado em que se encontra o combustível fundido dentro das unidades.

  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Incêndio em empresa na Anadia não teve origem criminosa
    2:01

    País

    O incêndio de sábado numa fábrica de capacetes em Anadia causou estragos de perto de um milhão de euros. A empresa vai retomar a laboração já esta segunda-feira, mas só daqui a um mês é que deverá estar a trabalhar em pleno. As autoridades afastaram a possibilidade de origem criminosa, apesar das peritagens ainda não terem revelado a causa do incêndio.