sicnot

Perfil

Mundo

Grupo audiovisual France Télévisions vítima de grande fuga de informação

A France Télévisions foi vítima de uma grande fuga de informação orquestrada por piratas informáticos e abrangendo mais de 100.000 dos seus contactos, anunciou hoje o grupo audiovisual público, que admite ter "segurança insuficiente".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Benoit Tessier / Reuters

Este ataque foi diferente do sofrido há uma semana pela estação de televisão francófona TV5Monde, que envolveu o controlo durante várias horas das suas contas nas redes sociais Twitter e Facebook e da sua página na Internet por elementos que se apresentaram como pertencendo ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

No caso da France Télévisions, tratou-se de um ataque informático mais clássico, com o objetivo de revenda dos dados.

Os ficheiros a que os piratas acederam continham 19 mil pedidos de inscrição em jogos televisivos, bem como 108.000 contactos datando de março de 2014, explicou à agência de notícias francesa AFP Stéphane Van Bosterhaudt, diretor técnico da France Télévisions.

"Ontem (terça-feira), ocorreu um acesso ilegítimo a um serviço anexo da France Télévisions (...) Este ato desencadeou a cópia de um número de dados pessoais limitados (nome, apelido, morada, endereço eletrónico e ou telefone)", indicou o grupo audiovisual público em comunicado.

"Nenhuma palavra-passe, nenhuma informação bancária foi obtida", acrescentou o grupo, precisando que "esta fuga de dados está agora concluída".

Segundo o sítio da Internet especializado Next INpact, que alertou na terça-feira de manhã a France Télévisions, "para alcançarem os seus objetivos, os piratas não precisaram de usar um estratagema e, posteriormente, recorrer a um ciberataque: de facto, um simples URL foi suficiente para recolher os dados deixados às claras".

Tais dados representam menos de 1% dos 12 milhões de contactos que a France Télévisions tem nas suas bases, sublinhou o grupo audiovisual.

A France Télévisions, que avisou os utilizadores em causa quanto aos riscos de 'phishing' (usurpação de identidade para cometer fraude), anunciou que vai apresentar queixa judicial na sexta-feira.
Lusa
  • Governo francês condena ataque informático à TV5 Monde
    1:30

    Mundo

    O canal francês TV5 Monde foi alvo de um ataque informático de um grupo que diz ter ligações ao Estado Islâmico. Na televisão e nas páginas de internet foram publicadas mensagens de propaganda jihadista. A direção fala num ataque sem precedentes na história da televisão. O Governo de Paris garante está a fazer todos os possiveis para punir os responsáveis.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25