sicnot

Perfil

Mundo

Guerra na Síria já causou mais de 220 mil mortos

A guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas desde o início da revolta contra o regime de Bashar Al-Assad, em março de 2011, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Stringer Shanghai / Reuters

Registámos 222.271 mortes desde o início dos confrontos, em março de 2011", disse o chefe do OSDH, Rami Abdel Rahman, à agência noticiosa AFP, acrescentando que o número de mortos entre os civis chega aos 67.293, incluindo 11.021 crianças.

De acordo com esta organização não-governamental, com uma extensa rede de informação no país, entre os combatentes contra o regime, há a registar 39.848 rebeldes sírios mortos e mais 34.872 'jihadistas' estrangeiros.

No que diz respeito às forças que apoiam o regime de Bashar Al-Assad, houve a registar 46.843 soldados mortos, 34,872 membros das milícias das Forças de Defesa Nacional, 683 membros dos xiitas do Hezbollah e ainda 2.844 de outros países.

O registo dos mortos não contabiliza cerca de 20 mil pessoas cujo paradeiro é desconhecido, acrescentou o Observatório, mostrando-se convicto, por isso, que o número real é certamente superior aos 220 mil anunciados.

O conflito sírio começou a 15 de março de 2011, já vai no seu quinto ano e apresenta um balanço humanitário dramático e um regime brutal, encorajado pela inércia da comunidade internacional, mais preocupada com os avanços do Estado Islâmico do que com a situação na Síria, comentou a AFP.



Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.