sicnot

Perfil

Mundo

Finlândia escolhe este domingo um novo Parlamento

As assembleias de voto na Finlândia abriram este domingo, às 09.00 horas locais (07.00 em Lisboa), com os eleitores a serem convocados a eleger os 200 membros que vão formar o próximo Parlamento unicameral.

Mais de 4,4 milhões de finlandeses podem exercer o seu direito de voto nos treze distritos em que o país está dividido até às 20:00 (18:00 em Lisboa). (Arquivo)

Mais de 4,4 milhões de finlandeses podem exercer o seu direito de voto nos treze distritos em que o país está dividido até às 20:00 (18:00 em Lisboa). (Arquivo)

Vesa Moilanen / AP

Mais de 4,4 milhões de finlandeses podem exercer o seu direito de voto nos treze distritos em que o país está dividido até às 20:00 (18:00 em Lisboa).

A "fragmentação" do sentido do voto, muito dividido entre oito partidos, vai obrigar o vencedor das eleições a recorrer a acordos com mais do que uma formação para conseguir uma maioria suficiente para governar.

Segundo as sondagens, o Partido do Centro, na oposição, parte como favorito à vitória, com uma vantagem de mais de sete pontos sobre os seus principais rivais.

Mais de 1,3 milhões de eleitores, o equivalente a 31,9% dos eleitores, votaram antecipadamente durante a semana passada, usando um sistema implementado em 1970 para incentivar a participação.
Lusa
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC