sicnot

Perfil

Mundo

Finlândia escolhe este domingo um novo Parlamento

As assembleias de voto na Finlândia abriram este domingo, às 09.00 horas locais (07.00 em Lisboa), com os eleitores a serem convocados a eleger os 200 membros que vão formar o próximo Parlamento unicameral.

Mais de 4,4 milhões de finlandeses podem exercer o seu direito de voto nos treze distritos em que o país está dividido até às 20:00 (18:00 em Lisboa). (Arquivo)

Mais de 4,4 milhões de finlandeses podem exercer o seu direito de voto nos treze distritos em que o país está dividido até às 20:00 (18:00 em Lisboa). (Arquivo)

Vesa Moilanen / AP

Mais de 4,4 milhões de finlandeses podem exercer o seu direito de voto nos treze distritos em que o país está dividido até às 20:00 (18:00 em Lisboa).

A "fragmentação" do sentido do voto, muito dividido entre oito partidos, vai obrigar o vencedor das eleições a recorrer a acordos com mais do que uma formação para conseguir uma maioria suficiente para governar.

Segundo as sondagens, o Partido do Centro, na oposição, parte como favorito à vitória, com uma vantagem de mais de sete pontos sobre os seus principais rivais.

Mais de 1,3 milhões de eleitores, o equivalente a 31,9% dos eleitores, votaram antecipadamente durante a semana passada, usando um sistema implementado em 1970 para incentivar a participação.
Lusa
  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43