sicnot

Perfil

Mundo

Família revela que jovem norte-americana se juntou ao grupo estado islâmico

Uma jovem norte-americana, de 20 anos, oriunda de Hoover (Alabama), viajou para a Síria para se juntar ao grupo radical autoproclamado estado islâmico, informou, esta segunda-feira, um porta-voz da sua família.

O anúncio foi feito por Hassan Shibly, porta-voz e advogado da família, em conferência de imprensa na mesquita de Birmingham, no Alabama.

O anúncio foi feito por Hassan Shibly, porta-voz e advogado da família, em conferência de imprensa na mesquita de Birmingham, no Alabama.

Brynn Anderson

Identificada como Hoda, a jovem contactou com os extremistas através da Internet e, em novembro último, viajou para a Turquia, a partir donde cruzou a fronteira para a Síria, explicou o porta-voz e advogado da família, Hassan Shibly, em conferência de imprensa na mesquita de Birmingham (Alabama).

Para os pais da jovem o facto de "a filha estar com esse grupo de extremistas violentos é pior que vê-la morta", disse Hassan Shibly, indicando que o marido, que é muçulmano, está "muito traumatizado" e que "nada pode descrever o que está a viver".

"A família de Hoda espera que partilhando como perdeu a sua filha para um grupo de extremistas possa ajudar outras famílias a evitar uma tragédia idêntica", sublinhou o advogado, que trabalha para o Conselho de Relações Islâmico-norte-americanas.

Esta segunda-feira, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou que, na véspera, foram detidos, nos estados do Minesota e Califórnia, seis homens -- com idades de entre 19 e 21 anos -- que tentavam viajar para a Síria para se juntar aos extremistas.

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.