sicnot

Perfil

Mundo

Catorze meses de prisão por atirar tinta contra retrato de Mao em Pequim

Um chinês acusado de ter atirado um frasco de tinta contra o retrato de Mao Tse-tung na praça Tiananmen, em Pequim, foi condenado a 14 meses de prisão, noticiou hoje um jornal chinês. 

© Jason Lee / Reuters

Sun Bing, de 42 anos, sujou o retrato do fundador da China comunista em março passado para satisfazer "objetivos pessoais", indicou o Diário das Leis, sem pormenores.

Sun foi julgado pelo tribunal do distrito de Dongcheng, que o considerou culpado de ter "ignorado as leis do país, de alterações à ordem pública e graves desordens" através de "ações que ameaçaram a ordem social", de acordo com o jornal. 

O acusado já tinha sido condenado a uma pena de prisão por fraudes com cartão bancário, indicou a mesma fonte. 

A pena decidida é bastante leve, tendo em conta os critérios chineses. Em 1989, três jovens foram condenados a penas de 16 anos de prisão cada um por terem atirados ovos cheios de tinta contra o retrato de Mao durante manifestações estudantis pró-democracia. Os três jovens foram entregues à polícia por estudantes. 

O veredito de Sun Bing acontece pouco depois de Bi Fujian, um dos mais famosos animadores da televisão estatal chinesa CCTV, ter visto a emissão do seu programa suspensa por ter insultado o fundador do regime. 

Lusa
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.