sicnot

Perfil

Mundo

Comissão Europeia formaliza queixa contra a Gazprom

A Comissão Europeia formalizou hoje a queixa contra a empresa russa Gazprom, por abuso de posição dominante. Bruxelas acusa a gigante russa do gás de violação das regras comunitárias e práticas que podem colocar em causa a concorrência.

Alexander Zemlianichenko

A Gazprom já veio dizer que as acusações são infundadas e garante que cumpre escrupulosamente as regulamentações em vigor, em conformidade com os parâmetros impostos ao setor.

Depois de quase 3 anos de investigação Bruxelas aponta o dedo à estratégia de compartimentação do mercado do gás da Europa central e oriental, que terá permitido à Gazprom cobrar preços diferentes em diferentes estados-membros.

A gigante russa do gás tem agora 12 semanas (3 meses) para responder às acusações.

  • Economia

    Os índices de referência europeus iniciaram a última sessão da semana mistos – DAX (-0,29%), CAC (-0,17%), AEX (+0,12%) e IBEX (+0,28%), com a União Europeia a aumentar as sanções a empresas e indivíduos russos – incluindo a Gazprom. A nível sectorial a Energia e Consumo discricionário destacam-se pela negativa, ao liderarem as perdas (-0,52% e -0,25% respectivamente). No pólo oposto encontram-se as Utilities (+0,36%) e I&T (+0,27%) com o melhor desempenho sectorial. Na esfera dos ganhos realce para a produtora de borracha sueca Hexpol, que avança 4,26% em seguimento do upgrade para buy por parte de uma casa de investimento internacional. A operadora Jazztel Plc aprecia 3,99%, ao beneficiar dos rumores que a empresa encontra-se em negociações com a TeliaSonear AB para a compra da participação da última na Yoigo SA. Realce também para a norueguesa Novo Nordisk após o voto positivo do painel da FDA no medicamento Saxenda para perda de peso desenvolvido pela empresa. No pólo negativo destaque para a Michelin, que continua a espiral decrescente, ao recuar 2,01%. Nota adicional para a Eiffage, que perde 1,94% após revisão em baixa do seu price target (de EUR 50 para EUR 46) por parte de uma casa de investimento internacional. A Iliad corrige parcialmente os ganhos da sessão anterior, ao recuar 1,23%.

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.