sicnot

Perfil

Mundo

Comissão Europeia formaliza queixa contra a Gazprom

A Comissão Europeia formalizou hoje a queixa contra a empresa russa Gazprom, por abuso de posição dominante. Bruxelas acusa a gigante russa do gás de violação das regras comunitárias e práticas que podem colocar em causa a concorrência.

Alexander Zemlianichenko

A Gazprom já veio dizer que as acusações são infundadas e garante que cumpre escrupulosamente as regulamentações em vigor, em conformidade com os parâmetros impostos ao setor.

Depois de quase 3 anos de investigação Bruxelas aponta o dedo à estratégia de compartimentação do mercado do gás da Europa central e oriental, que terá permitido à Gazprom cobrar preços diferentes em diferentes estados-membros.

A gigante russa do gás tem agora 12 semanas (3 meses) para responder às acusações.

  • Economia

    Os índices de referência europeus iniciaram a última sessão da semana mistos – DAX (-0,29%), CAC (-0,17%), AEX (+0,12%) e IBEX (+0,28%), com a União Europeia a aumentar as sanções a empresas e indivíduos russos – incluindo a Gazprom. A nível sectorial a Energia e Consumo discricionário destacam-se pela negativa, ao liderarem as perdas (-0,52% e -0,25% respectivamente). No pólo oposto encontram-se as Utilities (+0,36%) e I&T (+0,27%) com o melhor desempenho sectorial. Na esfera dos ganhos realce para a produtora de borracha sueca Hexpol, que avança 4,26% em seguimento do upgrade para buy por parte de uma casa de investimento internacional. A operadora Jazztel Plc aprecia 3,99%, ao beneficiar dos rumores que a empresa encontra-se em negociações com a TeliaSonear AB para a compra da participação da última na Yoigo SA. Realce também para a norueguesa Novo Nordisk após o voto positivo do painel da FDA no medicamento Saxenda para perda de peso desenvolvido pela empresa. No pólo negativo destaque para a Michelin, que continua a espiral decrescente, ao recuar 2,01%. Nota adicional para a Eiffage, que perde 1,94% após revisão em baixa do seu price target (de EUR 50 para EUR 46) por parte de uma casa de investimento internacional. A Iliad corrige parcialmente os ganhos da sessão anterior, ao recuar 1,23%.

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.