sicnot

Perfil

Mundo

Continuam combates no sul do Iémen apesar do fim da campanha aérea liderada por sauditas

Os combates entre fações rivais iemenitas prosseguiam hoje em várias cidades do sul do Iémen, apesar do anúncio do fim da campanha aérea da coligação internacional liderada pelos sauditas, segundo relatos de moradores.

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

Confrontos foram registados nomeadamente em Áden, segunda cidade do Iémen, Taëz, Dhaleh e Houta, de acordo com habitantes, informa a agência AFP.

A coligação internacional liderada pela Arábia Saudita declarou, esta terça-feira, o fim da sua campanha militar no Iémen, um mês após o início dos ataques aéreos, e o início de uma "nova fase" da intervenção, segundo a televisão oficial saudita. 

Ao justificar a decisão, os responsáveis da coligação asseguraram que foi "eliminada a ameaça" que existia sobre a Arábia Saudita e seus vizinhos, numa referência ao rebeldes xiitas "huthis' do Iémen, o principal alvo da intervenção militar. 

A coligação "terminou a operação Tempestade Decisiva na sequência de um pedido do governo iemenita do Presidente Abd Rabbo Mansur Hadi", segundo referiu em conferência de imprensa na capital saudita o seu porta-voz, general Ahmed al-Assiri.


Lusa
  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira