sicnot

Perfil

Mundo

Detetada radiação em drone encontrado em residência de PM japonês

As autoridades japonesas detetaram emissões radioativas, embora reduzidas, no drone encontrado hoje no telhado da residência do primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, cuja origem ainda desconhecem. 

 Shinzo Abe, primeiro-ministr japonês (Reuters/ Arquivo)

Shinzo Abe, primeiro-ministr japonês (Reuters/ Arquivo)

© Toru Hanai / Reuters

A Polícia Metropolitana de Tóquio, que descartou inicialmente a possibilidade de o 'drone' transportar qualquer tipo de explosivo, detetou radiação ao analisar o aparelho, com um contador Geiger, estando em curso mais testes, informou a televisão pública NHK.

 

O drone, com cerca de 50 centímetros, equipado com uma câmara, transporta um recipiente com um líquido que se acredita que poderá estar então na origem das emissões sinalizadas.

 

O aparelho também tem colado um adesivo com o símbolo de advertência de contaminação radioativa (conhecido popularmente como 'trevo radioativo").

 

Aparentemente, o aparelho despenhou-se sobre o telhado do Kantei, onde foi descoberto por um membro do pessoal de segurança.

 

O primeiro-ministro japonês não se encontra no Japão, estando atualmente em Jacarta (Indonésia) a participar da cimeira Ásia-África.

 

 

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.