sicnot

Perfil

Mundo

Detetada radiação em drone encontrado em residência de PM japonês

As autoridades japonesas detetaram emissões radioativas, embora reduzidas, no drone encontrado hoje no telhado da residência do primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, cuja origem ainda desconhecem. 

 Shinzo Abe, primeiro-ministr japonês (Reuters/ Arquivo)

Shinzo Abe, primeiro-ministr japonês (Reuters/ Arquivo)

© Toru Hanai / Reuters

A Polícia Metropolitana de Tóquio, que descartou inicialmente a possibilidade de o 'drone' transportar qualquer tipo de explosivo, detetou radiação ao analisar o aparelho, com um contador Geiger, estando em curso mais testes, informou a televisão pública NHK.

 

O drone, com cerca de 50 centímetros, equipado com uma câmara, transporta um recipiente com um líquido que se acredita que poderá estar então na origem das emissões sinalizadas.

 

O aparelho também tem colado um adesivo com o símbolo de advertência de contaminação radioativa (conhecido popularmente como 'trevo radioativo").

 

Aparentemente, o aparelho despenhou-se sobre o telhado do Kantei, onde foi descoberto por um membro do pessoal de segurança.

 

O primeiro-ministro japonês não se encontra no Japão, estando atualmente em Jacarta (Indonésia) a participar da cimeira Ásia-África.

 

 

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.