sicnot

Perfil

Mundo

Polícia italiana desmantela rede islamita na Sardenha

A polícia italiana anunciou hoje ter desmantelado uma rede islamita na Sardenha (sul) e ordenou a detenção de 18 pessoas, acusadas de participação em atividades terroristas no Paquistão.  

© Handout . / Reuters

Estas 18 pessoas são acusadas de pertencerem a "uma organização dedicada a atividades criminais transnacionais inspirada na Al-Qaeda e em outras organizações radicais que defendem a luta armada contra o Ocidente e a insurreição contra o atual Governo do Paquistão", de acordo com o mandado de captura. 

Alguns destes acusados podem ser responsáveis ou ter participado em atentados terroristas no Paquistão, incluindo o ataque no mercado Meena Bazar de Peshawar, que causou mais de 100 mortos, em outubro de 2009. 

O Ministério Público de Cagliari (Sardenha) tem prevista uma conferência de imprensa, a meio do dia, para divulgar mais pormenores sobre o caso. 



Lusa
  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.