sicnot

Perfil

Mundo

Ex-dissidente soviético Bukovsky acusado de produção e posse de pornografia infantil

O antigo dissidente soviético Vladimir Bukovsky foi acusado de produção e posse imagens indecentes de crianças, informaram hoje procuradores britânicos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

Bukovsky, com 72 anos, enfrenta um total de 11 acusações e tem comparência marcada em tribunal para o próximo 5 de maio, revelou o Serviço de Procuradoria da Coroa (CPS na sigla em inglês), através de um comunicado.

"Concluímos que existem provas suficientes e é do interesse público que Vladimir Bukovsky seja acusado em relação à alegada produção e posse de imagens indecentes de crianças", afirmou a procuradora principal do CPS, Jenny Hopkins.

Bukovsky foi detido pelo seu ativismo na União Soviética em 1971 e passou 12 anos na prisão. 

Este destacado dissidente soviético foi um dos primeiros a detalhar os abusos nas instituições psiquiátricas para punir os presos políticos, o que provocou um ultraje internacional. 

Em 1976 foi libertado pelo Governo soviético por troca com o líder do Partido Comunista Chileno, Luis Corvalan, tendo-se mudado para o Reino Unido, estabelecendo-se em Cambridge.

Bukovsky tem sido um forte crítico do Presidente Vladimir Putin e acusado os dirigentes de Moscovo de orquestrarem a morte, por envenenamento radioativo, do antigo espião Alexander Litvinenko, em Londres, em 2006.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".