sicnot

Perfil

Mundo

Ex-dissidente soviético Bukovsky acusado de produção e posse de pornografia infantil

O antigo dissidente soviético Vladimir Bukovsky foi acusado de produção e posse imagens indecentes de crianças, informaram hoje procuradores britânicos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

Bukovsky, com 72 anos, enfrenta um total de 11 acusações e tem comparência marcada em tribunal para o próximo 5 de maio, revelou o Serviço de Procuradoria da Coroa (CPS na sigla em inglês), através de um comunicado.

"Concluímos que existem provas suficientes e é do interesse público que Vladimir Bukovsky seja acusado em relação à alegada produção e posse de imagens indecentes de crianças", afirmou a procuradora principal do CPS, Jenny Hopkins.

Bukovsky foi detido pelo seu ativismo na União Soviética em 1971 e passou 12 anos na prisão. 

Este destacado dissidente soviético foi um dos primeiros a detalhar os abusos nas instituições psiquiátricas para punir os presos políticos, o que provocou um ultraje internacional. 

Em 1976 foi libertado pelo Governo soviético por troca com o líder do Partido Comunista Chileno, Luis Corvalan, tendo-se mudado para o Reino Unido, estabelecendo-se em Cambridge.

Bukovsky tem sido um forte crítico do Presidente Vladimir Putin e acusado os dirigentes de Moscovo de orquestrarem a morte, por envenenamento radioativo, do antigo espião Alexander Litvinenko, em Londres, em 2006.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.