sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia avisa Hungria que a pena de morte está abolida no seu espaço

A União Europeia (UE) lembrou hoje que a pena de morte está abolida no seu interior, depois de o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, ter relançado o debate sobre o tema no seu país. 

AP

Os seus amigos conservadores do Partido Popular Europeu também preveniram Orban de que a interdição da pena de morte na UE "não é negociável". 

Orban afirmou na terça-feira que a questão da pena de morte, abolida na Hungria em 1990, deveria "ser colocada na ordem do dia", destacando que a legislação húngara, já uma das maias repressivas da Europa, "não era suficientemente dissuasora". 

As suas declarações foram feitas no seguimento do assassínio de uma empregada de uma loja na semana passada. 

"A posição de Orban é que a pena de morte deve permanecer na agenda", assegurou hoje o seu gabinete. 

Se a Hungria restabelecesse a pena capital, seria desencadeado um procedimento que poderia conduzir a sanções, como uma suspensão dos direitos de voto do país no Conselho Europeu, indicou buma fonte comunitária à agência noticiosa AFP. 

"A abolição da pena de morte é uma condição, um requisito para entrar na UE", realçou um porta-voz da Comissão Europeia, que é presidida por um membro do PPE, Jean-Claude Juncker. 

"Para a União Europeia, a pena de morte nunca é uma resposta", afirmou o comissário Dimitris Avramopoulos, com o pelouro da Segurança, também ele membro do PPE. 

Também o comissário do Conselho da Europa para os Direitos do Homem, Nils Muiznieks, se declarou "extremamente preocupado com a deriva populista no discurso político na Hungria". 


Lusa
  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.