sicnot

Perfil

Mundo

Pequeno "tsunami" põe em alerta todo o sul de Tóquio

A agência de meteorologia japonesa emitiu hoje um alerta de "tsunami" para a manhã de domingo, na sequência de um terramoto de magnitude 5,9 na escala de Richter no Pacífico, ao sul de Tóquio.

O terramoto aconteceu perto da ilha de Torishima, a cerca de 600 quilómetros a sul de Tóquio, às 01:51 locais (16:51 em Lisboa), informou a agência meteorológica, citada pela France Presse.

Na sequência do terramoto, que atingiu um ponto bastante fundo do mar, a agência japonesa emitiu um alerta de 'tsunami' de até um metro para a cadeia de ilhas Izu, ao sul de Tóquio, e o arquipélago de Ogasawara, no extremo sul do Oceano Pacífico.

Uma onda de 50 centímetros foi vista a atingir a ilha Hachijojima, uma das ilhas Izu, divulgou a agência japonesa, mas não houve danos relatados, disse emissora pública NHK.

Lusa
  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Santana Lopes rejeita responsabilidades nas falhas do SIRESP
    1:21

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Sobre o relatório do SIRESP, António Vitorino diz que há neste momento um passa culpas entre entidades que só vai contribuir para aumentar o receio das populações perante os incêndios. Pedro Santana Lopes, que era primeiro-ministro quando foi assinado o contrato da rede de comunicações, diz que não sente responsabilidades e defende que o importante é perceber o que há de errado com o SIRESP.

  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29