sicnot

Perfil

Mundo

Identificado segundo atacante em tiroteio no Texas

As autoridades norte-americanas identificaram hoje Nadir Soofy, de 34 anos, como o segundo atacante da exposição de caricaturas de Maomé na cidade de Garland, no Texas, noticiou The Washington Post, citando fontes oficiais. 

© Stringer . / Reuters

Soofy partilhava uma casa em Phoenix, no Arizona, com Elton Simpson, de 30 anos, o outro atacante de Garland, que há cinco anos foi detido por terrorismo quando tentava viajar para África, presumivelmente para se juntar a um grupo 'jihadista'.

Ambos foram abatidos no domingo à tarde por um polícia depois de terem aberto fogo, com espingardas de assalto, contra os agentes da ordem que asseguravam a segurança do Centro Curtis Culwell, de Garland, que acolhia a mostra de caricaturas do profeta. 

Agentes do FBI (polícia federal norte-americana) realizaram hoje de madrugada buscas na residência de Simpson e Soofy, com a ajuda de um robot.

"Esses homens morreram ali, na rua, ao lado do veículo", disse em conferência de imprensa o porta-voz do departamento da polícia de Garland, Joe Harn.

As brigadas de minas e armadilhas revistaram o veículo em que os dois atacantes chegaram ao centro de exposições, procurando uma bomba, mas só encontraram mais munições para as espingardas de assalto e outro equipamento.

Segundo Harn, Simpson e Soofy tinham como objetivo chegar ao interior do recinto e abrir fogo contra o público, cerca de 200 pessoas, presentes na exposição de caricaturas.

De acordo com fontes do FBI citadas pelo Washington Post, os autores do atentado "não estavam diretamente ligados a nenhum grupo terrorista de âmbito internacional".


Lusa

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.