sicnot

Perfil

Mundo

Aquecimento global é conspiração da ONU, diz conselheiro do primeiro-ministro australiano

Um conselheiro próximo do primeiro-ministro australiano disse que o aquecimento global era uma fabricação defendida pelas Nações Unidas para criar uma nova ordem mundial sob o seu controlo.

Newman é conhecido pelo seu ceticismo em relação às alterações climáticas

Newman é conhecido pelo seu ceticismo em relação às alterações climáticas

© Daniel Munoz / Reuters

Segundo Maurice Newman, que preside ao Conselho Económico Consultivo ligado ao gabinete de Tony Abbott, o objetivo final dos conspiradores é a "concentração do poder político".

"O aquecimento global é uma ilusão", disse Maurice Newman, num artigo de opinião publicado hoje no jornal The Australian.

"Este é um segredo bem guardado, mas verifica-se que 95% dos modelos climáticos que nos dizem provar a ligação entre as emissões de CO2 e o aquecimento global, depois de quase duas décadas da estabilidade de temperatura, estão errados", escreveu, sem fundamentar as suas alegações.

A posição de Maurice Newman coincide com a visita à Austrália de Christiana Figueres, diretora da Convenção Quadro da ONU sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês).

Newman, antigo presidente da estação pública Australian Broadcasting Corporation (ABC), é conhecido pelo seu ceticismo em relação às alterações climáticas, mas hoje foi mais longe ao acusar a ONU. 

"Figueres afirma que a democracia é um sistema falido na luta contra o aquecimento global. A China comunista, disse ela, é o melhor modelo", escreveu Newman. 

"Isto não tem a ver com factos ou lógica. Trata-se de uma nova ordem mundial sob o controlo da ONU. A organização opõe-se ao capitalismo e à liberdade e fez do catastrofismo ambiental um tema diário para atingir os seus fins", acrescentou


Lusa
  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.