sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos quatro mortos e cinco feridos em tiroteio em favela do Rio de Janeiro

Pelo menos quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas hoje durante um tiroteio numa favela do Rio de Janeiro, quase um ano antes dos Jogos Olímpicos que vão realizar-se na cidade. 

© Ricardo Moraes / Reuters

Três corpos foram encontrados na favela da Coroa, a um quilómetro da rua mais turística do bairro de Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro. A quarta, ainda viva quando chegaram os socorros, morreu no hospital, informou a polícia.

Uma bala perdida atingiu uma mulher de 22 anos, grávida de cinco meses, que se encontrava numa favela vizinha. Ferida num pulmão, encontra-se em estado grave, de acordo com o "site" de informação G1. 

Três adolescentes que jogavam à bola na rua também ficaram feridos, mas não correm perigo de vida. Um homem de 44 anos, baleado durante o mesmo tiroteio, foi operado. 

Uma granada e dois engenhos explosivos foram apreendidos pelas autoridades, que reforçaram a presença na zona. De acordo com um dos residentes da favela, este é mais um de vários confrontos entre grupos rivais. 

Nos últimos meses, os tiroteios multiplicaram-se nas favelas do Rio de Janeiro, apesar de desde 2008 o governo ter destacado 38 unidades da polícia pacificadora em 174 bairros.  

As autoridades anunciaram recentemente um reforço dos efetivos policiais, um ano antes da organização dos Jogos Olímpicos na cidade brasileira. 


Lusa