sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos quatro mortos e cinco feridos em tiroteio em favela do Rio de Janeiro

Pelo menos quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas hoje durante um tiroteio numa favela do Rio de Janeiro, quase um ano antes dos Jogos Olímpicos que vão realizar-se na cidade. 

© Ricardo Moraes / Reuters

Três corpos foram encontrados na favela da Coroa, a um quilómetro da rua mais turística do bairro de Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro. A quarta, ainda viva quando chegaram os socorros, morreu no hospital, informou a polícia.

Uma bala perdida atingiu uma mulher de 22 anos, grávida de cinco meses, que se encontrava numa favela vizinha. Ferida num pulmão, encontra-se em estado grave, de acordo com o "site" de informação G1. 

Três adolescentes que jogavam à bola na rua também ficaram feridos, mas não correm perigo de vida. Um homem de 44 anos, baleado durante o mesmo tiroteio, foi operado. 

Uma granada e dois engenhos explosivos foram apreendidos pelas autoridades, que reforçaram a presença na zona. De acordo com um dos residentes da favela, este é mais um de vários confrontos entre grupos rivais. 

Nos últimos meses, os tiroteios multiplicaram-se nas favelas do Rio de Janeiro, apesar de desde 2008 o governo ter destacado 38 unidades da polícia pacificadora em 174 bairros.  

As autoridades anunciaram recentemente um reforço dos efetivos policiais, um ano antes da organização dos Jogos Olímpicos na cidade brasileira. 


Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.