sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha disponibiliza 100 milhões de euros para setor energético na América Central

A Alemanha vai disponibilizar uma nova linha de financiamento de 100 milhões de euros para projetos de energia geotérmica na América Central, informou, este sábado, o portal El 19.

Arquivo

Arquivo

Reuters

O Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, manteve um encontro com o diretor da Divisão Regional da América Central, México e Caribe do Ministério da Cooperação e Económica e Desenvolvimento da Alemanha, Klaus Krämer.

Após o encontro, o embaixador alemão em Manágua, Karl-Otto König, explicou que há um acordo quadro com o Sistema de Integração Centro-americana (SICA), mas implementado com cada Estado, e que a cooperação ascende a 250 milhões de dólares (223 milhões de euros), de acordo com o diário digital governamental.

"Por exemplo, decidimos abrir uma nova linha de financiamento de mais de 100 milhões de euros para utilizar a energia geotérmica. É um programa em que a Nicarágua também pode participar", disse o diplomata, citado pelo portal El 19, assinalando que ser preciso acrescentar projetos em matéria de segurança.

König, que esteve presente na reunião, disse ter havido "um intercâmbio interessante e sincero" e que existem "boas perspetivas" no plano do reforço da cooperação.

O Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) concedeu, na passada quinta-feira, à Nicarágua um empréstimo de 6 milhões de euros para financiar um projeto de tratamento de águas residuais na capital.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00