sicnot

Perfil

Mundo

Dois detidos em Barcelona por difundir ideais do Estado Islâmico

A polícia espanhola deteve hoje duas pessoas em Barcelona que difundiam, pelas redes sociais, conteúdos extraídos diretamente dos meios de informação oficiais da organização terrorista autodenominada Estado Islâmico.

© Dado Ruvic / Reuters

De acordo com um comunicado do Ministério do Interior espanhol, a difusão do material do Estado Islâmico (DAESH, no acrónimo em árabe) fazia-se através de uma "complexa rede de perfis virtuais". 

A detenção foi feita por agentes da divisão de informações do Corpo Nacional de Polícia e da polícia da Catalunha.

Os detidos também "elaboravam material próprio que distribuiam" na Internet. 

"Com as suas atividades propagandísticas e proselitistas, davam um maior alcance ao idealogia da organização terrorista DAESH, à qual já tinham dado mostras públicas de lealdade", adianta o ministério.

A operação policial está enquadrada em diligências ordenadas pelo Tribunal Central de Instrução número 4 da Audiência Nacional (instância especial em Espanha, com jurisdição em todo o território e especializada em crimes graves ou complexos, como corrupção, crime financeiro ou terrorismo).



  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.