sicnot

Perfil

Mundo

Dois detidos em Barcelona por difundir ideais do Estado Islâmico

A polícia espanhola deteve hoje duas pessoas em Barcelona que difundiam, pelas redes sociais, conteúdos extraídos diretamente dos meios de informação oficiais da organização terrorista autodenominada Estado Islâmico.

© Dado Ruvic / Reuters

De acordo com um comunicado do Ministério do Interior espanhol, a difusão do material do Estado Islâmico (DAESH, no acrónimo em árabe) fazia-se através de uma "complexa rede de perfis virtuais". 

A detenção foi feita por agentes da divisão de informações do Corpo Nacional de Polícia e da polícia da Catalunha.

Os detidos também "elaboravam material próprio que distribuiam" na Internet. 

"Com as suas atividades propagandísticas e proselitistas, davam um maior alcance ao idealogia da organização terrorista DAESH, à qual já tinham dado mostras públicas de lealdade", adianta o ministério.

A operação policial está enquadrada em diligências ordenadas pelo Tribunal Central de Instrução número 4 da Audiência Nacional (instância especial em Espanha, com jurisdição em todo o território e especializada em crimes graves ou complexos, como corrupção, crime financeiro ou terrorismo).



  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14