sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades italianas resgataram 3600 imigrantes em 48 horas

As autoridades italianas fizeram esta quinta-feira saber que, nas últimas 48 horas, foram resgatados cerca de 3600 imigrantes.

Pelo menos 2500 pessoas foram resgatadas quando seguiam em embarcações, ainda ao largo da costa da Líbia. Outros 600 imigrantes estavam já perto do porto de Catania, na Sicília. (Arquivo)

Pelo menos 2500 pessoas foram resgatadas quando seguiam em embarcações, ainda ao largo da costa da Líbia. Outros 600 imigrantes estavam já perto do porto de Catania, na Sicília. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

Pelo menos 2500 pessoas foram resgatadas quando seguiam em embarcações, ainda ao largo da costa da Líbia. Outros 600 imigrantes estavam já perto do porto de Catania, na Sicília.

Estes resgates aconteceram numa altura em que as condições do mar estavam favoráveis a este tipo de travessias. Aliás, é precisamente a partir desta altura do ano, quando começa o tempo mais ameno, que aumenta o número de embarcações no Mediterrâneo, com imigrantes ilegais que tentam, assim, chegar à Europa.
  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52