sicnot

Perfil

Mundo

Papa encontra-se com Mahmud Abbas e chama-lhe "anjo da paz"

O papa Francisco encontrou-se hoje com o presidente Mahmud Abbas que chamou de "anjo da paz", dias depois de o Vaticano anunciar estar preparado para assinar o seu primeiro acordo com a Palestina.  

© POOL New / Reuters

Mahmud Abbas esteve com o pontífice cerca de 20 minutos numa audiência privada, um dia antes do líder da Igreja Católica canonizar duas freiras da Palestina que tornam as primeiras palestinianas árabes santas.

O Vaticano informou, em comunicado, que Francisco e Mahmud Abbas analisaram o processo de paz com Israel e que o papa expressou a esperança de que negociações diretas entre as duas partes encontrem uma solução justa e definitiva para o conflito.

"Para esta finalidade, foi reiterado o desejo de que, com o apoio da comunidade internacional, israelitas e palestinianos possam avançar com determinação para decisões corajosas para promover a paz", refere.

Os dois líderes também falaram acerca de outros conflitos no Médio Oriente e da necessidade de combater o "terrorismo", acrescenta a informação.

Seguindo a tradição de troca de presentes, o papa deu a Mahmud Abbas uma medalha com a figura do anjo da paz "que destrói o mau espírito da guerra".

"Pensei em si porque é um anjo da paz", disse Francisco a Mahmud Abbas.

Na quarta-feira, o Vaticano anunciou estar a preparar-se para assinar o seu primeiro acordo com a Autoridade Palestiniana, dois anos depois de a ter oficialmente reconhecido como um Estado.

O acordo, que será assinado "num futuro próximo", desagradou a Israel e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros transmitiu "desapontamento" com a decisão do Vaticano.







Lusa
  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16