sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 400 migrantes detidos na Líbia antes de embarcarem

Cerca de 400 migrantes clandestinos foram detidos pelas autoridades líbias antes de embarcarem para atravessarem o Mediterrâneo e alcançarem a Europa, anunciou hoje o organismo líbio encarregado da luta contra a imigração ilegal.

© Hani Amara / Reuters

Os migrantes, na maioria originários da Somália e da Etiópia, foram detidos hoje de madrugada quando se preparavam para embarcar em Tajoura, uma pequena cidade a leste de Tripoli, disse à agência France Presse Mohamed Abdel Sala mal-Qoeiri, porta-voz do organismo dependente das autoridades de Tripoli, não reconhecidas pela comunidade internaciona.

Várias grávidas integravam o grupo, segundo Qoeiri.

Um repórter fotográfico da AFP viu dezenas de migrantes chegarem em viaturas a um centro de retenção de Tripoli.

A sua detenção coincidiu com o lançamento pelas autoridades de Tripoli de um plano de luta contra a imigração clandestina e os traficantes, declarou um alto responsável da segurança líbio.

As partidas clandestinas têm aumentado nos 1.770 quilómetros da costa da Líbia desde que após a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011 o país mergulhou no caos, minado pela luta pelo poder entre dois governos e dois parlamentos.

As costas líbias situam-se a pouco mais de 300 quilómetros da ilha italiana de Lampedusa, que centenas de migrantes vindos de África, da Síria ou de outras zonas de conflito tentam alcançar a cada semana.

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações, desde o início do ano e até 07 de maio tinham chegado a Itália mais de 34.500 migrantes e 1.770 tinham morrido ou desaparecido no mar. Em todo o ano de 2014 foram registados 3.300 mortos.





Lusa
  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.