sicnot

Perfil

Mundo

Mais de trinta mil habitantes retirados de Hannover devido a bomba da II Guerra

As autoridades de Hannover ordenaram hoje a retirada de 31.000 pessoas das suas habitações para desativar uma bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial, numa das maiores operações do género registadas na Alemanha. 

Arquivo

Segundo informações das autoridades, a bomba permaneceu oculta durante mais de 70 anos nos terrenos de uma escola e foi descoberta durante obras na zona. 

Perante o estado do engenho, os técnicos recomendaram a sua urgente desativação, tendo sido de imediato ordenada a retirada das populações que habitam esta área num raio de um quilómetro quadrado, operação iniciada no final da tarde. 

As pessoas que não possuam um alojamento alternativo em casa de familiares ou amigos poderão passar a noite num pavilhão preparado para os acolher, informou a câmara municipal. 

De acordo com os 'media' locais, já foram colocados diversos contentores em redor do local onde se encontrou a bomba para limitar a onda expansiva, e em caso de explosão do artefacto.  

Esta foi uma das maiores operações de retirada de populações para desativar bombas, apesar de não ter atingido a dimensão registada em Koblenz (centro-oeste), onde em 2011 foram deslocadas 45.000 pessoas das suas casas como medida de segurança após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial. 

Hannover foi alvo de numerosos bombardeamentos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido lançadas mais de um milhão de bombas sobre a cidade. 

Apenas na madrugada de 9 de outubro de 1943 calcula-se que caíram sobre Hannover 261.000 projéteis, que provocaram 1.245 mortos e deixaram 250.000 pessoas desalojadas. 






Lusa
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.