sicnot

Perfil

Mundo

Referendo sobre casamento homossexual hoje na Irlanda

Pouco mais de três milhões de eleitores irlandeses são hoje chamados às urnas para decidirem se aceitam a legalização ou não do casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

© Cathal McNaughton / Reuters

No referendo de hoje, os irlandeses terão de responder se aceitam que um "casamento pode ser contraído de acordo com a lei por duas pessoas sem distinção de sexo".  

Em caso de aprovação, a Irlanda torna-se no primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual através de uma consulta pública.  

Em julho de 2010, a República da Irlanda ratificou a lei das relações civis, que concede o reconhecimento legal de casais do mesmo sexo que vivem em união de facto. 

Em outros países europeus, como é o caso da Alemanha, as autoridades anunciaram que pretendem aumentar os direitos dos casais homossexuais, descartando, no entanto, uma eventual equiparação com os casais heterossexuais, incluindo a questão do casamento. 

Até à data, 18 países no mundo, incluindo Portugal, legalizaram o matrimónio civil entre pessoas do mesmo sexo.  

A Assembleia da República aprovou a 08 de janeiro de 2010 o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, com exclusão da adoção. O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal entrou em vigor a 05 de junho do mesmo ano, tendo ocorrido o primeiro no dia 07 de junho.  

Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Islândia, Argentina, Dinamarca, França, Brasil, Uruguai, Nova Zelândia, Reino Unido, Luxemburgo e Finlândia são os restantes países que integram esta lista. 



Lusa

 
 

 
 

 

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.