sicnot

Perfil

Mundo

Referendo sobre casamento homossexual hoje na Irlanda

Pouco mais de três milhões de eleitores irlandeses são hoje chamados às urnas para decidirem se aceitam a legalização ou não do casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

© Cathal McNaughton / Reuters

No referendo de hoje, os irlandeses terão de responder se aceitam que um "casamento pode ser contraído de acordo com a lei por duas pessoas sem distinção de sexo".  

Em caso de aprovação, a Irlanda torna-se no primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual através de uma consulta pública.  

Em julho de 2010, a República da Irlanda ratificou a lei das relações civis, que concede o reconhecimento legal de casais do mesmo sexo que vivem em união de facto. 

Em outros países europeus, como é o caso da Alemanha, as autoridades anunciaram que pretendem aumentar os direitos dos casais homossexuais, descartando, no entanto, uma eventual equiparação com os casais heterossexuais, incluindo a questão do casamento. 

Até à data, 18 países no mundo, incluindo Portugal, legalizaram o matrimónio civil entre pessoas do mesmo sexo.  

A Assembleia da República aprovou a 08 de janeiro de 2010 o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, com exclusão da adoção. O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal entrou em vigor a 05 de junho do mesmo ano, tendo ocorrido o primeiro no dia 07 de junho.  

Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Islândia, Argentina, Dinamarca, França, Brasil, Uruguai, Nova Zelândia, Reino Unido, Luxemburgo e Finlândia são os restantes países que integram esta lista. 



Lusa

 
 

 
 

 

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.