sicnot

Perfil

Mundo

Irlanda diz "Sim" à legalização do casamento homossexual

Galeria de fotos

A Irlanda vai legalizar o casamento homossexual. A esmagadora maioria dos eleitores, que esta sexta-feira votaram em referendo, disseram "sim" às uniões de pessoas do mesmo sexo.

AIDAN CRAWLEY

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

Nesta altura, em que se aguarda o anúncio dos resultados oficiais, em Dublin, é já certa a vitória do "sim".

O primeiro-ministro Enda Kenny, um católico conservador, disse que o país deu um exemplo de liderança e democracia ao referendar esta matéria.

As celebrações na capital irlandesa saíram às ruas desde que logo cedo, neste sábado, a contagem dos votos apontava para uma margem confortável.
 
A campanha do "não" assumiu a derrota ainda durante a manhã e o líder do partido Sinn Fein, Gerry Adams, considerou a decisão histórica.
  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.