sicnot

Perfil

Mundo

Irlanda diz "Sim" à legalização do casamento homossexual

Galeria de fotos

A Irlanda vai legalizar o casamento homossexual. A esmagadora maioria dos eleitores, que esta sexta-feira votaram em referendo, disseram "sim" às uniões de pessoas do mesmo sexo.

AIDAN CRAWLEY

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

Nesta altura, em que se aguarda o anúncio dos resultados oficiais, em Dublin, é já certa a vitória do "sim".

O primeiro-ministro Enda Kenny, um católico conservador, disse que o país deu um exemplo de liderança e democracia ao referendar esta matéria.

As celebrações na capital irlandesa saíram às ruas desde que logo cedo, neste sábado, a contagem dos votos apontava para uma margem confortável.
 
A campanha do "não" assumiu a derrota ainda durante a manhã e o líder do partido Sinn Fein, Gerry Adams, considerou a decisão histórica.
  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabina e 170 pilotos.

  • Trump remarca encontro com Kim Jong-un no Twitter
    2:33

    Mundo

    A Coreia do Sul e a Coreia do Norte reuniram-se pela segunda vez em menos de um mês. Os Presidentes dos dois países dizem que estão a cooperar para que a cimeira entre Washington e Pyongyang, em Singapura, seja um sucesso. Donald Trump regressou ao Twitter para remarcar a cimeira a 12 de junho.