sicnot

Perfil

Mundo

Irlanda diz "Sim" à legalização do casamento homossexual

Galeria de fotos

A Irlanda vai legalizar o casamento homossexual. A esmagadora maioria dos eleitores, que esta sexta-feira votaram em referendo, disseram "sim" às uniões de pessoas do mesmo sexo.

AIDAN CRAWLEY

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

© Darren Staples / Reuters

Nesta altura, em que se aguarda o anúncio dos resultados oficiais, em Dublin, é já certa a vitória do "sim".

O primeiro-ministro Enda Kenny, um católico conservador, disse que o país deu um exemplo de liderança e democracia ao referendar esta matéria.

As celebrações na capital irlandesa saíram às ruas desde que logo cedo, neste sábado, a contagem dos votos apontava para uma margem confortável.
 
A campanha do "não" assumiu a derrota ainda durante a manhã e o líder do partido Sinn Fein, Gerry Adams, considerou a decisão histórica.
  • Fogo em Setúbal dominado
    2:31

    País

    O incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal está dominado. As chamas chegaram a ameaçar as casas, o que obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas das habitações, como medida de precaução. Também o Hotel do Sado teve de ser evacuado.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.