sicnot

Perfil

Mundo

Adiada travessia do Pacífico do Solar Impulse II

Os responsáveis do projeto Solar Impulse II, que está a tentar dar a volta ao mundo alimentado apenas com energias alternativas, decidiram hoje adiar, devido ao mau tempo, a sétima etapa da viagem em que deve cruzar o Oceano Pacífico.

© Handout . / Reuters


Em comunicado, a equipa do Solar Impulse II, explicou que o tempo no Pacífico está demasiado instável e que a excessiva nebulosidade na zona poderia afetar o processo de recarga das baterias que alimentam o avião, o que obriga a adiar a descolagem para uma data não definida.

Após mais de um mês em Nankin, leste da China, a equipa responsável pelo projeto ainda anunciou a descolagem rumo ao Havai, mas viria a cancelar o plano.

O Solar Impulse 2 partiu, a 09 de março, de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, aonde deverá regressar em julho ou agosto.

Ao todo, a aeronave vai percorrer 35 mil quilómetros, sobrevoando dois oceanos.

Prevista em 12 etapas, a volta ao mundo é o culminar de 12 anos de investigação dos dois pilotos, que procuram, além da exploração científica, veicular uma mensagem política.



  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.