sicnot

Perfil

Mundo

Gravidez altera o cérebro feminino

A gravidez altera o cérebro da mulher devido ao aumento de hormonas, que vão influenciar o sistema nervoso central, concluem vários estudos. As conclusões vêm também ajudar a esclarecer se a terapia hormonal de substituição na menopausa contribui para o desenvolvimento da doença de Alzheimer nas mulheres.

© Regis Duvignau / Reuters

A cientista canadiana Liisa Galea, da Universidade de British Columbia, Vancouver, investigou duas hormonas usadas na terapia de substituição na menopausa e percebeu que provocam efeitos complexos dependendo da idade da mulher e se deu à luz ou não.

Embora o estudo tenha sido conduzido em ratinho de laboratório, os cientistas dizem que as conclusões são aplicáveis aos seres humanos porque são exactamente as mesmas hormonas e neurónios que estão envolvidos no processo.

O aumento súbito da hormona estrogénio durante a gravidez, em que os níveis podem chegar a centenas de vezes mais que os normais, alteram a neuroplasticidade (a capacidade de o sistema nervoso mudar ou se adaptar ao longo do desenvolvimento), a regeneração dos neurónios do hipocampo, que é responsável pela memória e noção espacial.

"A nossa investigação mostra que a maternidade altera a cognição e a neuroplasticidade numa terapia hormonal de substituição, de forma permanente", afirma Liisa Galea, em declarações ao jornal britânico The Independent.

"As hormonas têm um profundo impacto no nosso cérebro. A gravidez e a maternidade são eventos de vida que nos alteram psicologica e fisicamente", garante. "Os nossos resultados vêm chamar a atenção para o facto de que devem ser tidos em conta quando se tratam problemas psicológicos nas mulheres", recomenda a cientista.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..