sicnot

Perfil

Mundo

Gravidez altera o cérebro feminino

A gravidez altera o cérebro da mulher devido ao aumento de hormonas, que vão influenciar o sistema nervoso central, concluem vários estudos. As conclusões vêm também ajudar a esclarecer se a terapia hormonal de substituição na menopausa contribui para o desenvolvimento da doença de Alzheimer nas mulheres.

© Regis Duvignau / Reuters

A cientista canadiana Liisa Galea, da Universidade de British Columbia, Vancouver, investigou duas hormonas usadas na terapia de substituição na menopausa e percebeu que provocam efeitos complexos dependendo da idade da mulher e se deu à luz ou não.

Embora o estudo tenha sido conduzido em ratinho de laboratório, os cientistas dizem que as conclusões são aplicáveis aos seres humanos porque são exactamente as mesmas hormonas e neurónios que estão envolvidos no processo.

O aumento súbito da hormona estrogénio durante a gravidez, em que os níveis podem chegar a centenas de vezes mais que os normais, alteram a neuroplasticidade (a capacidade de o sistema nervoso mudar ou se adaptar ao longo do desenvolvimento), a regeneração dos neurónios do hipocampo, que é responsável pela memória e noção espacial.

"A nossa investigação mostra que a maternidade altera a cognição e a neuroplasticidade numa terapia hormonal de substituição, de forma permanente", afirma Liisa Galea, em declarações ao jornal britânico The Independent.

"As hormonas têm um profundo impacto no nosso cérebro. A gravidez e a maternidade são eventos de vida que nos alteram psicologica e fisicamente", garante. "Os nossos resultados vêm chamar a atenção para o facto de que devem ser tidos em conta quando se tratam problemas psicológicos nas mulheres", recomenda a cientista.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) diagnosticou mais dois casos de legionella ligados ao surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou até agora 56 pessoas, cinco das quais morreram.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.