sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres e crianças cada vez mais usadas em ataques suicidas na Nigéria

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou hoje que mais mulheres e crianças foram usadas como bombistas suicidas no nordeste da Nigéria nos primeiros cinco meses deste ano do que em 2014.  

© Akintunde Akinleye / Reuters

Em comunicado, a UNICEF declara que, segundo os relatos que analisou, em 2014 registaram-se 26 ataques suicidas, em comparação com 27 ataques até maio de 2015, sendo que em pelo menos 75% destes casos terão sido usadas mulheres e crianças.

As vítimas "têm sido usadas para detonar bombas ou cintos de explosivos em locais muito frequentados, tais como mercados e estações de autocarros", acrescenta aquela agência das Nações Unidas.

O comunicado refere ainda que desde julho de 2014, foram registados nove incidentes suicidas envolvendo crianças com idades aproximadas entre os 07 e os 17 anos, todas elas do sexo feminino.

"As crianças não estão a instigar esses ataques suicidas; estão a ser utilizadas intencionalmente por adultos da maneira mais horrível", afirmou Jean Gough, representante da UNICEF na Nigéria.

"São antes de mais vítimas, não são autores", reforçou, salientando que "muitas crianças foram separadas das suas famílias quando fugiram da violência, sem alguém para tomar conta delas".

Jean Gough destacou que sem proteção familiar, as crianças "estão mais expostas ao risco de exploração por parte de adultos, o que pode levar ao seu envolvimento em atividades criminosas ou ligadas a grupos armados". 

A UNICEF calcula que cerca de 743.000 crianças tenham sido obrigadas a fugir das suas casas devido ao conflito, estimando que o número das que são não-acompanhadas e separadas das respetivas famílias possa chegar a 10.000.

A agência da ONU receia ainda que "a utilização crescente de crianças como bombistas suicidas" leve a que estas "passem a ser vistas como potenciais ameaças, o que poria todas as crianças associadas a grupos armados em risco de retaliação e impediria a sua reabilitação e reintegração na comunidade".

No comunicado, divulgado na mesma semana em que está agendada a tomada de posse do novo Presidente eleito da Nigéria, Muhammadu Buhari, a UNICEF apela às autoridades nigerianas "para que coloquem a segurança e o bem-estar das crianças, em especial as que foram afetadas pela crise no nordeste do país, no centro da agenda política".  

O nordeste da Nigéria tem sido afetado pela insurgência do grupo terrorista Boko Haram, responsável por numerosos ataques violentos contra povoações e civis daquela região e nos países vizinhos.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.