sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres e crianças cada vez mais usadas em ataques suicidas na Nigéria

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou hoje que mais mulheres e crianças foram usadas como bombistas suicidas no nordeste da Nigéria nos primeiros cinco meses deste ano do que em 2014.  

© Akintunde Akinleye / Reuters

Em comunicado, a UNICEF declara que, segundo os relatos que analisou, em 2014 registaram-se 26 ataques suicidas, em comparação com 27 ataques até maio de 2015, sendo que em pelo menos 75% destes casos terão sido usadas mulheres e crianças.

As vítimas "têm sido usadas para detonar bombas ou cintos de explosivos em locais muito frequentados, tais como mercados e estações de autocarros", acrescenta aquela agência das Nações Unidas.

O comunicado refere ainda que desde julho de 2014, foram registados nove incidentes suicidas envolvendo crianças com idades aproximadas entre os 07 e os 17 anos, todas elas do sexo feminino.

"As crianças não estão a instigar esses ataques suicidas; estão a ser utilizadas intencionalmente por adultos da maneira mais horrível", afirmou Jean Gough, representante da UNICEF na Nigéria.

"São antes de mais vítimas, não são autores", reforçou, salientando que "muitas crianças foram separadas das suas famílias quando fugiram da violência, sem alguém para tomar conta delas".

Jean Gough destacou que sem proteção familiar, as crianças "estão mais expostas ao risco de exploração por parte de adultos, o que pode levar ao seu envolvimento em atividades criminosas ou ligadas a grupos armados". 

A UNICEF calcula que cerca de 743.000 crianças tenham sido obrigadas a fugir das suas casas devido ao conflito, estimando que o número das que são não-acompanhadas e separadas das respetivas famílias possa chegar a 10.000.

A agência da ONU receia ainda que "a utilização crescente de crianças como bombistas suicidas" leve a que estas "passem a ser vistas como potenciais ameaças, o que poria todas as crianças associadas a grupos armados em risco de retaliação e impediria a sua reabilitação e reintegração na comunidade".

No comunicado, divulgado na mesma semana em que está agendada a tomada de posse do novo Presidente eleito da Nigéria, Muhammadu Buhari, a UNICEF apela às autoridades nigerianas "para que coloquem a segurança e o bem-estar das crianças, em especial as que foram afetadas pela crise no nordeste do país, no centro da agenda política".  

O nordeste da Nigéria tem sido afetado pela insurgência do grupo terrorista Boko Haram, responsável por numerosos ataques violentos contra povoações e civis daquela região e nos países vizinhos.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC