sicnot

Perfil

Mundo

Obama acusa Rússia de adotar "postura cada vez mais agressiva"

O Presidente norte-americano, Barack Obama, acusou hoje a Rússia de estar a endurecer a sua postura no terreno, ao reunir-se com o secretário-geral da NATO para debater a crise em curso na Ucrânia.

© Jonathan Ernst / Reuters

"Tivemos a oportunidade de debater a situação na Ucrânia e a postura cada vez mais agressiva que a Rússia está a adotar", declarou Obama, após uma reunião na Sala Oval com Jens Stoltenberg.

Ambos os responsáveis sublinharam a necessidade de as partes no conflito respeitarem o amplamente ignorado cessar-fogo acordado em fevereiro, que Stoltenberg considerou poder ainda ser um "caminho para a paz".

O acordo, entre potências europeias, Rússia e Ucrânia, destinava-se a pôr fim a 13 meses de guerra que fizeram quase 6.300 mortos e deixaram desalojadas muito mais de um milhão de pessoas.

Nos últimos dias, tem havido combates particularmente intensos entre as forças ucranianas e separatistas pró-russos perto da estratégica cidade portuária de Mariupol.

Ao mesmo tempo, tem-se registado uma subida de tensão, à medida que aviões e submarinos russos fazem incursões provocadoras em águas e no espaço aéreo europeus.

Obama classificou a atual conjuntura como "uma época desafiadora e importante para a NATO".






Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.