sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor mata 800 pessoas na Índia

galeria de fotos

Mais de 800 pessoas morreram na sequência da onda de calor que se regista há mais de uma semana na Índia, sobretudo nos estados do sul do país, disseram hoje as autoridades. 

© Amit Dave / Reuters

© Jitendra Prakash / Reuters

© Amit Dave / Reuters

© Anindito Mukherjee / Reuters

© Munish Sharma / Reuters

© Mukesh Gupta / Reuters

© Jitendra Prakash / Reuters

© Munish Sharma / Reuters

© Shailesh Andrade / Reuters

© Mukesh Gupta / Reuters

© Anindito Mukherjee / Reuters

© Amit Dave / Reuters

No estado de Andhra Pradesh (sul), o mais atingido, pelo menos 551 pessoas morreram na última semana.  


Na segunda-feira, a temperatura rondava 47º centígrados, o que levou as autoridades a colocar em prevenção os hospitais daquele estado e a recomendar à população para evitar sair à rua. 


"O governo do Estado lançou programas de informação na televisão e em outros 'media' para recomendar às pessoas que não saiam sem chapéu e para beberem água", disse P. Tulsi Rani, responsável da unidade de gestão de catástrofes de Andhra Pradesh. 


"Pedimos também às organizações não-governamentais e agências estatais para abrirem pontos de abastecimento de água para que toda a população tenha acesso à água", acrescentou.


Uma grande parte da Índia está a ser afetada por esta onda de calor, incluindo a capital Nova Deli. 


De acordo com o jornal The Hindustan Times, a temperatura máxima em Deli atingiu um novo recorde na segunda-feira, 45,5º, mais cinco graus do que a média para esta época do ano. 


No estado de Telanga, que faz fronteira com Andhra Pradesh, 231 pessoas morreram numa semana e as temperaturas atingiram os 48 graus durante o fim de semana. 


Em Orissa (leste), 11 pessoas morreram na sequência da vaga de calor. Os serviços meteorológicos indianos emitiram um "alerta vermelho" para hoje e quarta-feira neste estado devido às previsões de temperaturas superiores a 45º centígrados. 


Em Bengala ocidental (leste), 13 pessoas morreram e os sindicatos dos taxistas de Calcutá recomendaram aos motoristas que limitem as deslocações durante o dia. 


Centenas de pessoas, sobretudo entre a população mais pobre, morrem todos os verões devido ao calor e dezenas de milhares são afetadas por cortes de eletricidade devido à rede sobrecarregada. 


De acordo com o The Hindustan Times, as condições meteorológicas podem causar uma seca nos estados mais atingidos por esta vaga de calor, antes da chegada das monções, esperadas no final do mês em Kerala (sul). 


A estação das chuvas deverá levar várias semanas até chegar às planícies mais áridas do norte. 



Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Siamesas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC