sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades japonesas ordenam saída de habitantes de ilha devido a vulcão

As autoridades japonesas ordenaram a retirada dos 113 habitantes da ilha de Kuchinoerabu, no sudoeste do país, devido à forte erupção do vulcão Shindake, revelou hoje a cadeia NHK.

© Handout . / Reuters

A primeira explosão do Shindake foi registada Às 09:59 locais (01:59 em Lisboa) e a agência meteorológica japonesa ativou, pouco depois, o nível máximo de alerta em caso de erupção e recomendou ea retirada da população da ilha.

Imagens transmitidas pelas televisões mostram uma enorme nuvem de cinza que chegou a atingir 9.000 metros de altura.

As autoridades de Yakushima, capital administrativa do arquipélago a que pertence Kuchinoerabu, estão a coordenar a retirada da população e enviaram barcos de apoio para as operações.

O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico e conta no seu território com mais de uma centena de vulcões ativos e inativos.

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.