sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades japonesas ordenam saída de habitantes de ilha devido a vulcão

As autoridades japonesas ordenaram a retirada dos 113 habitantes da ilha de Kuchinoerabu, no sudoeste do país, devido à forte erupção do vulcão Shindake, revelou hoje a cadeia NHK.

© Handout . / Reuters

A primeira explosão do Shindake foi registada Às 09:59 locais (01:59 em Lisboa) e a agência meteorológica japonesa ativou, pouco depois, o nível máximo de alerta em caso de erupção e recomendou ea retirada da população da ilha.

Imagens transmitidas pelas televisões mostram uma enorme nuvem de cinza que chegou a atingir 9.000 metros de altura.

As autoridades de Yakushima, capital administrativa do arquipélago a que pertence Kuchinoerabu, estão a coordenar a retirada da população e enviaram barcos de apoio para as operações.

O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico e conta no seu território com mais de uma centena de vulcões ativos e inativos.

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.