sicnot

Perfil

Mundo

Calor na Índia faz mais de 2.200 mortos

A vaga de calor que tem atingido nas últimas semanas a Índia provocou mais de 2.200 mortos, anunciaram hoje as autoridades, quando se regista uma ligeira descida nas temperaturas com chuva dispersa.

DIVYAKANT SOLANKI

Hoje, os estados de Andhra Pradesh e de Telangana, no sul, e a capital, Nova Deli, os mais afetados pelo calor, registaram trovoadas.

Mas, o alívio no calor poderá ser breve dado que são esperadas temperaturas a rondar os 45ºC nos próximos dias em várias regiões do país, segundo as mesmas fontes.

"Só no estado de Andhra Pradesh morreram 1.636 pessoas", disse à AFP um alto responsável, P. Tulsi Rani.

No estado vizinho de Telangana, 541 pessoas morreram na sequência da vaga de calor, de acordo com um outro responsável.

Esta vaga de calor já é a segunda mais grave do país, de acordo com números da EM-DAT, uma base internacional de dados sobre catástrofes naturais, depois de em 1998 terem morrido 2.451 pessoas devido às temperaturas muito elevadas.


Lusa
  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10