sicnot

Perfil

Mundo

Calor na Índia faz mais de 2.200 mortos

A vaga de calor que tem atingido nas últimas semanas a Índia provocou mais de 2.200 mortos, anunciaram hoje as autoridades, quando se regista uma ligeira descida nas temperaturas com chuva dispersa.

DIVYAKANT SOLANKI

Hoje, os estados de Andhra Pradesh e de Telangana, no sul, e a capital, Nova Deli, os mais afetados pelo calor, registaram trovoadas.

Mas, o alívio no calor poderá ser breve dado que são esperadas temperaturas a rondar os 45ºC nos próximos dias em várias regiões do país, segundo as mesmas fontes.

"Só no estado de Andhra Pradesh morreram 1.636 pessoas", disse à AFP um alto responsável, P. Tulsi Rani.

No estado vizinho de Telangana, 541 pessoas morreram na sequência da vaga de calor, de acordo com um outro responsável.

Esta vaga de calor já é a segunda mais grave do país, de acordo com números da EM-DAT, uma base internacional de dados sobre catástrofes naturais, depois de em 1998 terem morrido 2.451 pessoas devido às temperaturas muito elevadas.


Lusa
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27

    Ataque em Barcelona

    Os corpos das vítimas portuguesas do atentado de Barcelona vão ser trasladados para Portugal na segunda-feira. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado das Comunidades que regressou este sábado à noite de Espanha. José Luís Carneiro avançou ainda que não há mais feridos de nacionalidade portuguesa. 

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • José Eduardo dos Santos apelou ao voto em Angola
    2:07

    Mundo

    Faltam quatro dias para as eleições em Angola, as primeiras sem Eduardo dos Santos como candidato. Mesmo fora de cena, o ainda Presidente apareceu ao lado do cabeça de lista do MPLA para apelar ao voto e dizer que está convencido que João Lourenço vai ser o seu sucessor.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38