sicnot

Perfil

Mundo

Ex-chanceler alemão Helmut Kohl "está bem" após duas cirurgias

O ex-chanceler alemão Helmut Kohl, de 85 anos, foi submetido no último mês a duas operações cirúrgicas e "está bem dadas as circunstâncias", referiu o gabinete do político, num comunicado.

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008. (Arquivo)

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008. (Arquivo)

© Ralph Orlowski / Reuters

Kohl foi submetido no início de maio à colocação de uma prótese na anca e sujeito "de seguida a outra intervenção" cirúrgica, indicou a mesma fonte, sem especificar os motivos da segunda operação.

"Dadas as circunstâncias [Helmut Kohl] está bem", lê-se na nota informativa do gabinete que gere a agenda do político alemão.

O comunicado do gabinete de Helmut Kohl surge depois de vários 'media' alemães, citando pessoas próximas do ex-governante, terem noticiado hoje que o antigo chanceler conservador (1982-1998) estava internado na unidade de cuidados intensivos de um hospital de Heidelberg (sudoeste da Alemanha) após uma cirurgia aos intestinos e que estava em estado crítico. 

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008.

Em 2012, o ex-chanceler alemão foi sujeito a uma operação ao coração.

Arquiteto da Reunificação alemã e figura histórica da União Democrática Cristã (CDU), Kohl é considerado como a pessoa a quem a atual chanceler, Angela Merkel, deve a sua ascensão política nos anos 1990.
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22