sicnot

Perfil

Mundo

Ex-chanceler alemão Helmut Kohl "está bem" após duas cirurgias

O ex-chanceler alemão Helmut Kohl, de 85 anos, foi submetido no último mês a duas operações cirúrgicas e "está bem dadas as circunstâncias", referiu o gabinete do político, num comunicado.

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008. (Arquivo)

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008. (Arquivo)

© Ralph Orlowski / Reuters

Kohl foi submetido no início de maio à colocação de uma prótese na anca e sujeito "de seguida a outra intervenção" cirúrgica, indicou a mesma fonte, sem especificar os motivos da segunda operação.

"Dadas as circunstâncias [Helmut Kohl] está bem", lê-se na nota informativa do gabinete que gere a agenda do político alemão.

O comunicado do gabinete de Helmut Kohl surge depois de vários 'media' alemães, citando pessoas próximas do ex-governante, terem noticiado hoje que o antigo chanceler conservador (1982-1998) estava internado na unidade de cuidados intensivos de um hospital de Heidelberg (sudoeste da Alemanha) após uma cirurgia aos intestinos e que estava em estado crítico. 

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008.

Em 2012, o ex-chanceler alemão foi sujeito a uma operação ao coração.

Arquiteto da Reunificação alemã e figura histórica da União Democrática Cristã (CDU), Kohl é considerado como a pessoa a quem a atual chanceler, Angela Merkel, deve a sua ascensão política nos anos 1990.
  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.