sicnot

Perfil

Mundo

Ex-chanceler alemão Helmut Kohl "está bem" após duas cirurgias

O ex-chanceler alemão Helmut Kohl, de 85 anos, foi submetido no último mês a duas operações cirúrgicas e "está bem dadas as circunstâncias", referiu o gabinete do político, num comunicado.

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008. (Arquivo)

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008. (Arquivo)

© Ralph Orlowski / Reuters

Kohl foi submetido no início de maio à colocação de uma prótese na anca e sujeito "de seguida a outra intervenção" cirúrgica, indicou a mesma fonte, sem especificar os motivos da segunda operação.

"Dadas as circunstâncias [Helmut Kohl] está bem", lê-se na nota informativa do gabinete que gere a agenda do político alemão.

O comunicado do gabinete de Helmut Kohl surge depois de vários 'media' alemães, citando pessoas próximas do ex-governante, terem noticiado hoje que o antigo chanceler conservador (1982-1998) estava internado na unidade de cuidados intensivos de um hospital de Heidelberg (sudoeste da Alemanha) após uma cirurgia aos intestinos e que estava em estado crítico. 

Kohl está dependente de uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008.

Em 2012, o ex-chanceler alemão foi sujeito a uma operação ao coração.

Arquiteto da Reunificação alemã e figura histórica da União Democrática Cristã (CDU), Kohl é considerado como a pessoa a quem a atual chanceler, Angela Merkel, deve a sua ascensão política nos anos 1990.
  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor