sicnot

Perfil

Mundo

Chimpanzés conseguiriam cozinhar se lhes dessem um fogão

Os chimpanzés têm todas as capacidades cognitivas para cozinhar alimentos. Só que não sabem fazer fogo.

© Ricardo Moraes / Reuters

Várias experiências conduzidas no Congo com chimpanzés do  santuário Tchimpounga revelaram que estes primatas têm capacidade para planear tudo o que envolve cozinhar alimentos, inclusive paciência para adiar a gratificação que é comer. Caso lhes fosse dada uma fonte de aquecimento, "seriam capazes de manipulá-la para cozinhar", afirma o cientista Felix Warneken da Universidade de Harvard, que conduziu o estudo com Alexandra Rosati.

Alimentos cozinhados podem ter desempenhado um papel-chave na evolução humana, dado que o alimento se torna de mais fácil digestão o que terá acelerado o crescimento do cérebro dos nosso antepassados australopitecos.

Nestas experiências, os cientistas davam aos chimpanzés uma fatia de batata crua numa tigela. Numa outra tigela estava uma fatia de batata cozida, fechavam-na, agitavam-na e só então a davam aos chimpazés. Para os primatas a segunda tigela teria servido como forno.

Apesar de terem comida crua já na mão, disponível para comer de imediato, alguns chimpanzés foram colocar a sua fatia de batata crua na segunda tigela e não se importaram de esperar por uma batata cozinhada e mais saborosa.

Os resultados destas experiências foram publicados na revista  Proceedings of the Royal Society B.
  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC