sicnot

Perfil

Mundo

Chimpanzés conseguiriam cozinhar se lhes dessem um fogão

Os chimpanzés têm todas as capacidades cognitivas para cozinhar alimentos. Só que não sabem fazer fogo.

© Ricardo Moraes / Reuters

Várias experiências conduzidas no Congo com chimpanzés do  santuário Tchimpounga revelaram que estes primatas têm capacidade para planear tudo o que envolve cozinhar alimentos, inclusive paciência para adiar a gratificação que é comer. Caso lhes fosse dada uma fonte de aquecimento, "seriam capazes de manipulá-la para cozinhar", afirma o cientista Felix Warneken da Universidade de Harvard, que conduziu o estudo com Alexandra Rosati.

Alimentos cozinhados podem ter desempenhado um papel-chave na evolução humana, dado que o alimento se torna de mais fácil digestão o que terá acelerado o crescimento do cérebro dos nosso antepassados australopitecos.

Nestas experiências, os cientistas davam aos chimpanzés uma fatia de batata crua numa tigela. Numa outra tigela estava uma fatia de batata cozida, fechavam-na, agitavam-na e só então a davam aos chimpazés. Para os primatas a segunda tigela teria servido como forno.

Apesar de terem comida crua já na mão, disponível para comer de imediato, alguns chimpanzés foram colocar a sua fatia de batata crua na segunda tigela e não se importaram de esperar por uma batata cozinhada e mais saborosa.

Os resultados destas experiências foram publicados na revista  Proceedings of the Royal Society B.
  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.