sicnot

Perfil

Mundo

Chimpanzés conseguiriam cozinhar se lhes dessem um fogão

Os chimpanzés têm todas as capacidades cognitivas para cozinhar alimentos. Só que não sabem fazer fogo.

© Ricardo Moraes / Reuters

Várias experiências conduzidas no Congo com chimpanzés do  santuário Tchimpounga revelaram que estes primatas têm capacidade para planear tudo o que envolve cozinhar alimentos, inclusive paciência para adiar a gratificação que é comer. Caso lhes fosse dada uma fonte de aquecimento, "seriam capazes de manipulá-la para cozinhar", afirma o cientista Felix Warneken da Universidade de Harvard, que conduziu o estudo com Alexandra Rosati.

Alimentos cozinhados podem ter desempenhado um papel-chave na evolução humana, dado que o alimento se torna de mais fácil digestão o que terá acelerado o crescimento do cérebro dos nosso antepassados australopitecos.

Nestas experiências, os cientistas davam aos chimpanzés uma fatia de batata crua numa tigela. Numa outra tigela estava uma fatia de batata cozida, fechavam-na, agitavam-na e só então a davam aos chimpazés. Para os primatas a segunda tigela teria servido como forno.

Apesar de terem comida crua já na mão, disponível para comer de imediato, alguns chimpanzés foram colocar a sua fatia de batata crua na segunda tigela e não se importaram de esperar por uma batata cozinhada e mais saborosa.

Os resultados destas experiências foram publicados na revista  Proceedings of the Royal Society B.
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.