sicnot

Perfil

Mundo

Chimpanzés conseguiriam cozinhar se lhes dessem um fogão

Os chimpanzés têm todas as capacidades cognitivas para cozinhar alimentos. Só que não sabem fazer fogo.

© Ricardo Moraes / Reuters

Várias experiências conduzidas no Congo com chimpanzés do  santuário Tchimpounga revelaram que estes primatas têm capacidade para planear tudo o que envolve cozinhar alimentos, inclusive paciência para adiar a gratificação que é comer. Caso lhes fosse dada uma fonte de aquecimento, "seriam capazes de manipulá-la para cozinhar", afirma o cientista Felix Warneken da Universidade de Harvard, que conduziu o estudo com Alexandra Rosati.

Alimentos cozinhados podem ter desempenhado um papel-chave na evolução humana, dado que o alimento se torna de mais fácil digestão o que terá acelerado o crescimento do cérebro dos nosso antepassados australopitecos.

Nestas experiências, os cientistas davam aos chimpanzés uma fatia de batata crua numa tigela. Numa outra tigela estava uma fatia de batata cozida, fechavam-na, agitavam-na e só então a davam aos chimpazés. Para os primatas a segunda tigela teria servido como forno.

Apesar de terem comida crua já na mão, disponível para comer de imediato, alguns chimpanzés foram colocar a sua fatia de batata crua na segunda tigela e não se importaram de esperar por uma batata cozinhada e mais saborosa.

Os resultados destas experiências foram publicados na revista  Proceedings of the Royal Society B.
  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC