sicnot

Perfil

Mundo

Maior acelerador de partículas volta a funcionar

Depois de dois anos em manutenção e reparação, o maior acelerador de partículas do mundo vai voltar a funcionar, para explorar "novas fronteiras" da Física.

reuters

Depois de muitas reparações, análises e operações de melhoramento, o Grande Colisionador de Hadrões (LHC, na sigla inglesa) deverá agora funcionar com o dobro da energia e retomar a colisão de protões.

O túnel-laboratório de 27 quilómetros escavado no subsolo, situado na fronteira franco-suíça, vai entrar numa nova fase de experiências, que os cientistas esperam que levem a uma nova compreensão do Universo.

O LHC parou em fevereiro de 2013 para revisão, depois de ter confirmado a existência do Bosão de Higgs - considerada a chave mestra da estrutura fundamental da matéria.

O Bosão de Higgs valeu, nesse ano, o Prémio Nobel da Física para a dupla François Englert (belga) e Peter Higgs (britânico).



  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.