sicnot

Perfil

Mundo

Maior acelerador de partículas volta a funcionar

Depois de dois anos em manutenção e reparação, o maior acelerador de partículas do mundo vai voltar a funcionar, para explorar "novas fronteiras" da Física.

reuters

Depois de muitas reparações, análises e operações de melhoramento, o Grande Colisionador de Hadrões (LHC, na sigla inglesa) deverá agora funcionar com o dobro da energia e retomar a colisão de protões.

O túnel-laboratório de 27 quilómetros escavado no subsolo, situado na fronteira franco-suíça, vai entrar numa nova fase de experiências, que os cientistas esperam que levem a uma nova compreensão do Universo.

O LHC parou em fevereiro de 2013 para revisão, depois de ter confirmado a existência do Bosão de Higgs - considerada a chave mestra da estrutura fundamental da matéria.

O Bosão de Higgs valeu, nesse ano, o Prémio Nobel da Física para a dupla François Englert (belga) e Peter Higgs (britânico).



  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.