sicnot

Perfil

Mundo

Maior acelerador de partículas volta a funcionar

Depois de dois anos em manutenção e reparação, o maior acelerador de partículas do mundo vai voltar a funcionar, para explorar "novas fronteiras" da Física.

reuters

Depois de muitas reparações, análises e operações de melhoramento, o Grande Colisionador de Hadrões (LHC, na sigla inglesa) deverá agora funcionar com o dobro da energia e retomar a colisão de protões.

O túnel-laboratório de 27 quilómetros escavado no subsolo, situado na fronteira franco-suíça, vai entrar numa nova fase de experiências, que os cientistas esperam que levem a uma nova compreensão do Universo.

O LHC parou em fevereiro de 2013 para revisão, depois de ter confirmado a existência do Bosão de Higgs - considerada a chave mestra da estrutura fundamental da matéria.

O Bosão de Higgs valeu, nesse ano, o Prémio Nobel da Física para a dupla François Englert (belga) e Peter Higgs (britânico).



  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • E agora?
    15:07
  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.