sicnot

Perfil

Mundo

Morte da rainha Isabel II anunciada por engano no Twitter da BBC

A televisão britânica BBC apresentou esta quarta-feira desculpas depois de noticiar a morte da rainha Isabel II na conta de Twitter de uma jornalista sua, durante um exercício de simulação do óbito da soberana, de 89 anos.

Este falso anúncio ocorreu na altura em que a rainha se submetia ao seu exame anual de saúde. Para pôr fim aos rumores, um porta-voz do palácio de Buckingham divulgou - coisa rara - um comunicado sublinhando que se tratava de um "exame de rotina" e que a rainha já tinha deixado o hospital. (Arquivo)

Este falso anúncio ocorreu na altura em que a rainha se submetia ao seu exame anual de saúde. Para pôr fim aos rumores, um porta-voz do palácio de Buckingham divulgou - coisa rara - um comunicado sublinhando que se tratava de um "exame de rotina" e que a rainha já tinha deixado o hospital. (Arquivo)

© POOL New / Reuters

"URGENTE: Rainha Isabel internada no Hospital Eduardo VII de Londres. Comunicado seguirá brevemente: @BBCWorld", anunciou pelas 9:30 locais (e de Lisboa) a jornalista do serviço em urdu Ahmen Khawaja, na sua conta da rede social Twitter.

Enquanto a informação era rapidamente transmitida pela estação televisiva norte-americana CNN e o diário alemão Bild, um segundo 'tweet' da mesma jornalista da BBC anunciava: "A Rainha Isabel morreu".

Perante a tempestade mediática desencadeada, Ahmen Khawaja apagou as duas mensagens, escrevendo em seguida "Falso alarme, eliminei os 'tweets' anteriores" e sugerindo que o seu telemóvel foi utilizado por terceiros.

"Deixei o meu telefone sem supervisão em casa. É uma piada de mau gosto. As minhas desculpas", escreveu a jornalista no Twitter antes de apagar também essa mensagem.

Este falso anúncio ocorreu na altura em que a rainha se submetia ao seu exame anual de saúde. Para pôr fim aos rumores, um porta-voz do palácio de Buckingham divulgou - coisa rara - um comunicado sublinhando que se tratava de um "exame de rotina" e que a rainha já tinha deixado o hospital.

À medida que muitos órgãos de comunicação tomavam conhecimento do caso, a BBC explicou, por sua vez, que o incidente ocorrera "no âmbito de uma repetição técnica relacionada com um obituário".

"'Tweets' indicando que um membro da família real adoeceu foram enviados por erro a partir da conta de uma jornalista da BBC. Os 'tweets' foram rapidamente eliminados, e apresentamos as nossas desculpas pelos danos causados", indicou a radiotelevisão pública britânica em comunicado.

A BBC, estimada e respeitada em todo o mundo, garantiu que abriu já um inquérito interno, no âmbito de um "processo disciplinar", para esclarecer o que se passou.
Lusa
  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58