sicnot

Perfil

Mundo

Morte da rainha Isabel II anunciada por engano no Twitter da BBC

A televisão britânica BBC apresentou esta quarta-feira desculpas depois de noticiar a morte da rainha Isabel II na conta de Twitter de uma jornalista sua, durante um exercício de simulação do óbito da soberana, de 89 anos.

Este falso anúncio ocorreu na altura em que a rainha se submetia ao seu exame anual de saúde. Para pôr fim aos rumores, um porta-voz do palácio de Buckingham divulgou - coisa rara - um comunicado sublinhando que se tratava de um "exame de rotina" e que a rainha já tinha deixado o hospital. (Arquivo)

Este falso anúncio ocorreu na altura em que a rainha se submetia ao seu exame anual de saúde. Para pôr fim aos rumores, um porta-voz do palácio de Buckingham divulgou - coisa rara - um comunicado sublinhando que se tratava de um "exame de rotina" e que a rainha já tinha deixado o hospital. (Arquivo)

© POOL New / Reuters

"URGENTE: Rainha Isabel internada no Hospital Eduardo VII de Londres. Comunicado seguirá brevemente: @BBCWorld", anunciou pelas 9:30 locais (e de Lisboa) a jornalista do serviço em urdu Ahmen Khawaja, na sua conta da rede social Twitter.

Enquanto a informação era rapidamente transmitida pela estação televisiva norte-americana CNN e o diário alemão Bild, um segundo 'tweet' da mesma jornalista da BBC anunciava: "A Rainha Isabel morreu".

Perante a tempestade mediática desencadeada, Ahmen Khawaja apagou as duas mensagens, escrevendo em seguida "Falso alarme, eliminei os 'tweets' anteriores" e sugerindo que o seu telemóvel foi utilizado por terceiros.

"Deixei o meu telefone sem supervisão em casa. É uma piada de mau gosto. As minhas desculpas", escreveu a jornalista no Twitter antes de apagar também essa mensagem.

Este falso anúncio ocorreu na altura em que a rainha se submetia ao seu exame anual de saúde. Para pôr fim aos rumores, um porta-voz do palácio de Buckingham divulgou - coisa rara - um comunicado sublinhando que se tratava de um "exame de rotina" e que a rainha já tinha deixado o hospital.

À medida que muitos órgãos de comunicação tomavam conhecimento do caso, a BBC explicou, por sua vez, que o incidente ocorrera "no âmbito de uma repetição técnica relacionada com um obituário".

"'Tweets' indicando que um membro da família real adoeceu foram enviados por erro a partir da conta de uma jornalista da BBC. Os 'tweets' foram rapidamente eliminados, e apresentamos as nossas desculpas pelos danos causados", indicou a radiotelevisão pública britânica em comunicado.

A BBC, estimada e respeitada em todo o mundo, garantiu que abriu já um inquérito interno, no âmbito de um "processo disciplinar", para esclarecer o que se passou.
Lusa
  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.